Manaus (AM) ─ O candidato à prefeitura de Manaus, deputado federal Amom Mandel (Cidadania), anunciou a advogada e ativista PcD, Nancy Segadilha (Cidadania), como vice na chapa para as eleições deste ano. O evento de anúncio aconteceu na noite desta terça-feira (30/07), no Sesi Clube do Trabalhador.
O candidato disse que “acharam” que o nome de vice seria de uma pessoa do meio político. “Mas escolhemos uma pessoa que veio do povo”, disse o parlamentar que, em seguida, buscou Nancy Segadilha do meio da multidão e a levou ao palco.
Amom está no segundo ano do mandato de deputado federal e precisará abandonar o cargo, caso seja eleito para a prefeitura. Se isso ocorrer, será a segunda vez que o parlamentar deixou um mandato em aberto. Na eleição de 2022, ele trocou o cargo de vereador pelo de deputado federal.
─ A população de Manaus nos escolheu como representantes, porque confia no nosso trabalho. Quem confia no nosso trabalho quer dar uma promoção a ele. Quer um novo representante. Quer romper com as práticas da velha política. Por isso escolhemos a candidatura com base na consulta popular -, disse Amom.
O parlamentar é o candidato da federação PSDB-Cidadania, presidida no Amazonas pelo senador Plínio Valério (PSDB), a quem Amom agradeceu pela articulação para confirmar o nome de Nancy Segadilha na chapa. O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), aliado da chapa à prefeitura, fez a convenção no mesmo evento. A federação PSDB-Cidadania lançou 42 candidatos a vereador e o PRTB, 41 nomes.
A vice ─ Após ser anunciada como vice, a advogada Nancy Segadilha disse que não será “decorativa” e aceitou o convite porque acredita na candidatura de Amom Mandel. “Ele e eu temos os mesmos princípios, os mesmos objetivos”.
A ativista comentou que, caso eleita, espera contribuir para a execução de uma política pública mais inclusiva. “Quero mostrar a força da mulher, a força da pessoa com deficiência. Precisamos de uma cidade que nos enxergue, que seja feita para todos e todas”.
Sobre Nancy ─ Segadilha ficou tetraplégica após um acidente de carro há 18 anos e se tornou ativista da causa PcD. Ela é vice-presidente da Comissão Nacional da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM) e vice-presidente licenciada da Caixa de Assistência dos Advogados do Amazonas, organização ligada à OAB-AM. Também já foi presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede-AM).
Nancy Segadilha foi candidata à vereadora nas eleições de 2020 pelo Partido Republicano da Ordem Social (PROS) e obteve 2.200 votos. O número foi insuficiente para conquistar um cargo na Câmara Municipal de Manaus.
Da Redação com informações do portal ACrítica