
Manaus (AM) — O sistema de transporte público de Manaus corre o risco de travar totalmente na tarde desta terça-feira (23/06). O vice-presidente e presidente em exercício do Sindicato dos Rodoviários, Josenildo Mossoró, anunciou que a categoria irá recolher 100% dos ônibus coletivos para as garagens a partir das 14h caso as empresas concessionárias não efetuem o pagamento do adiantamento quinzenal dos trabalhadores.
De acordo com o comunicado oficial divulgado pelo sindicato, o adiantamento salarial deveria ter sido depositado no último sábado, dia 20 de junho. Como o prazo final coincidiu com o fim de semana, o repasse foi postergado para a segunda-feira (22/06), mas o dinheiro não entrou na conta dos profissionais.
Segundo Mossoró, tornou-se “impossível conter os ânimos dos trabalhadores” diante do descumprimento do prazo por parte das empresas que integram o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram).
O indicativo de greve relâmpago pegou os usuários de surpresa no final da manhã. A liderança sindical alertou a população para que se programe, reforçando que os ônibus só voltarão a circular normalmente se o pagamento for devidamente regularizado e cair nas contas bancárias dos rodoviários até o horário do teto estipulado.
Até o momento, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e o Sinetram não emitiram notas oficiais sobre o repasse dos subsídios ou sobre medidas jurídicas para conter a retirada dos coletivos das ruas.
O espaço segue aberto para manifestação das partes.
GREVE DE ÔNIBUS | Justiça determina frota de 80% em horários de pico
Da Redação







