Manaus (AM) ─ O candidato à reeleição pela coligação “Avante, Manaus!”, prefeito David Almeida (Avante) e o deputado Roberto Cidade (União Brasil) decidiram não comparecer, nesta quinta-feira (03/10), ao ultimo debate neste primeiro turno promovido pela TV Amazonas, afiliada da Rede Globo de Televisão. O programa será mediado o jornalista César Menezes.
O programa vai contar com os candidatos Amom Mandel (Cidadania), Marcelo Ramos (PT) e Capitão Alberto Neto (PL). O deputado Wilker Barreto (Mobiliza) e Gilberto Vasconcelos (PSTU) não foram convidados, por conta da falta de representação partidária no Congresso Nacional, uma das regras adotadas pela emissora.
No início da campana eleitoral, o prefeito declarou que não compareceria a debates no primeiro turno por entender que os adversários adotariam posturas agressivas, o que contaminaria a discussão de projetos e propostas. Ainda assim sua equipe ainda avaliou até os últimos minutos a sua ida à TV Amazonas, que adota regras mais rígidas, poderia ajudar a conquistar mais alguns pontos. Mas Almeida desistiu.
Cidade foi aos primeiros debates, mas há cerca de um mês deixou de comparecer por entender que havia virado alvo dos demais concorrentes, depois que subiu para o segundo lugar na maioria das pesquisas de intenção de votos. O candidato também desistiu de ir ao debate.
Barreto protestou por não ter sido convidado. “A regra não prevê excluir candidatos de partidos sem representação no Congresso Nacional e sim garantir que aqueles com representatividade sejam convidados. É o contrário do que se diz. Ao excluir candidatos a televisão interfere diretamente no processo democrático”, afirmou.
Da Redação com informações do blogdohiellevy