Manaus (AM) ─ O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve inaugurar, no dia 5 de agosto, o rebaixamento do Linhão de Tucuruí em Parintins, que interliga o município (distante 363 quilômetros de Manaus) ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Trata-se de um pedido feito pelo senador Eduardo Braga (MDB/AM), em 2003, quando governou o Amazonas até 2010, ao petista.
A agenda no Amazonas foi confirmada pelo prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia (UB). Ele disse à imprensa amazonense que Lula confirmou a vinda dele durante encontro via plataforma de conversa virtual com o gestor municipal. Mas, a vinda do presidente da República a Parintins ainda não consta na agenda oficial do Palácio do Planalto.
Segundo o prefeito, Lula chegará ao município nas primeiras horas da manhã do dia 5 de agosto, acompanhado da primeira-dama Janja, ministros de Estado e lideranças políticas amazonenses.
Se confirmada, essa será a segunda vinda de Lula à Ilha Tupinambarana após 20 anos. A última vez que ele viajou à Parintins foi em 2003, no seu primeiro mandato de presidente a convite do então governador Eduardo Braga, hoje no seu segundo mandato de senador pelo MDB.
Naquele ano, Braga apresentou a Lula os problemas de geração de energia elétrica no município e solicitou do presidente da República melhorias emergenciais no sistema, e a construção do rebaixamento do Linhão de Tucuruí, que se tornou realidade neste ano.
Quando ministro de Minas e Energia, no período de 2015 a 2016, Eduardo Braga determinou agilidade no processo de instalação das obras de interligação de Parintins ao sistema nacional elétrico. Hoje, o município tem o dobro da capacidade de geração de energia.
Além da interligação ao SIN, o presidente deve entregar a Infovia 01 e lançar o programa de descarbonização da Amazônia e o novo programa Luz Para Todos.
Da Redação