Átila Lins pede celeridade ao ministro da Saúde na construção de maternidades no interior  

O deputado Átila Lins e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha após reunião de trabalho produtiva em Brasília ─ FOTO: Divulgação  

 

Manaus (AM) ─ O deputado federal Átila Lins (PSD-AM) esteve em Brasília, nesta quinta-feira (21/08), em reunião de trabalho com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para tratar de demandas urgentes e de grande importância para a saúde do Amazonas.

A principal pauta do parlamentar foi a solicitação de celeridade na formalização de emendas parlamentares de autoria do deputado amazonense para a construção de maternidades nos municípios de Autazes, Boca do Acre, Fonte Boa e Nova Olinda do Norte.

Durante o encontro, Lins agradeceu os investimentos de mais de R$ 200 milhões do PAC Seleções – Saúde, destinados à construção e ampliação de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e à expansão do SAMU no estado.

No entanto, o foco da reunião foi a agilização dos processos burocráticos para que as obras das maternidades possam finalmente sair do papel.

Segundo o deputado, o ministro Padilha se comprometeu a empenhar os recursos das emendas nos próximos dias. Com a liberação, cada prefeitura poderá dar início ao processo de licitação, o que, de acordo com as expectativas, permitiria o começo das obras ainda este ano.

Além das maternidades, Átila Lins também reivindicou a liberação de recursos de custeio para a Atenção Primária (PAP) e a Média e Alta Complexidade (MAC), verbas consideradas essenciais para a melhoria dos serviços de saúde.

O parlamentar também solicitou a implantação de novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) no interior do estado, visto que apenas quatro novos centros foram autorizados até o momento. O ministro assegurou a análise dos novos pedidos.

 

Da Redação

Artigo anteriorMPF denuncia leis de uso de mercúrio no Amazonas às vésperas da COP30
Próximo artigoÁtila Lins se reúne com ministra Gleisi Hoffmann em busca de investimentos para o AM