
Manaus (AM) – Em vitória articulada pelo deputado federal Átila Lins (PSD-AM), o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, anunciou nesta quarta-feira (28/01) a prorrogação do prazo para a entrega do Relatório Anual de Exercício da Atividade Pesqueira (REAP) e cravou a data para o pagamento do benefício: a segunda quinzena de fevereiro.
A medida soluciona um impasse que ameaçava o sustento de mais de 62 mil pescadores e pescadoras amazonenses (de um total de 110 mil no estado) que não conseguiram entregar o documento no prazo original, encerrado em dezembro.
Com a prorrogação, o pagamento do seguro-defeso está assegurado para quem regularizar a situação. O deputado Átila Lins, decano da bancada, busca ampliar essa extensão para 60 dias, visando cobrir 100% da categoria.
O ministro André de Paula destacou que recebeu “sinal verde” do governo federal para a ampliação do prazo, reconhecendo as dificuldades logísticas enfrentadas na Amazônia.
Sem o REAP, o pescador fica impedido de receber o seguro, pago durante o período de proibição da pesca para preservação das espécies.
Veja o vídeo:
Da Redação







