
Manaus (AM) ─ O deputado federal Átila Lins (PSD-AM) esteve em Brasília, nesta quinta-feira (21/08), em reunião de trabalho com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para tratar de demandas urgentes e de grande importância para a saúde do Amazonas.
A principal pauta do parlamentar foi a solicitação de celeridade na formalização de emendas parlamentares de autoria do deputado amazonense para a construção de maternidades nos municípios de Autazes, Boca do Acre, Fonte Boa e Nova Olinda do Norte.
Durante o encontro, Lins agradeceu os investimentos de mais de R$ 200 milhões do PAC Seleções – Saúde, destinados à construção e ampliação de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e à expansão do SAMU no estado.
No entanto, o foco da reunião foi a agilização dos processos burocráticos para que as obras das maternidades possam finalmente sair do papel.
Segundo o deputado, o ministro Padilha se comprometeu a empenhar os recursos das emendas nos próximos dias. Com a liberação, cada prefeitura poderá dar início ao processo de licitação, o que, de acordo com as expectativas, permitiria o começo das obras ainda este ano.
Além das maternidades, Átila Lins também reivindicou a liberação de recursos de custeio para a Atenção Primária (PAP) e a Média e Alta Complexidade (MAC), verbas consideradas essenciais para a melhoria dos serviços de saúde.
O parlamentar também solicitou a implantação de novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) no interior do estado, visto que apenas quatro novos centros foram autorizados até o momento. O ministro assegurou a análise dos novos pedidos.
Da Redação