CAE aprova PL de Eduardo Braga sobre aposentadorias especiais  

Proposta vai beneficiar trabalhadores em mineração ─ FOTO: Internet

 

Brasília (DF) ─ A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (02/05), substitutivo ao projeto de lei de autoria do senador Eduardo Braga (MDB-AM), que dispõe sobre a concessão de aposentadorias especiais aos segurados do Regime Geral da Previdência Social. A matéria segue em regime de urgência para apreciação do plenário do Senado Federal.

 

O substitutivo elaborado pelo senador Esperidião Amin (PP-SC) manteve o espírito da proposta original que, na avaliação de Eduardo Braga, estabelece um novo marco para a aposentadoria especial no Brasil. Trata-se de uma proposta voltada para brasileiros em situação de extrema vulnerabilidade, sob risco à integridade física, como é o caso de trabalhadores em mineração, sujeitos a exposição de agentes nocivos químicos, físico e biológicos prejudiciais à saúde.

 

Está prevista também aposentadoria especial ao empregado que cumprir 60 anos de idade e 25 anos de contribuição, quando exercer atividade de vigilância ostensiva e transporte de valores, assim como trabalhadores que atuarem como guardas municipais. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) já vem reconhecendo a aposentadoria especial neste tipo de caso.

 

“Um ponto central deste novo marco é o reconhecimento da aposentadoria especial aos que cuidam de nossa segurança. Os mesmos riscos que dão ensejo à aposentadoria especial para os policiais”, salientou Braga.

 

Tendo em vista que estes trabalhadores perdem a sua capacidade laboral de maneira precoce, o senador Eduardo Braga incluiu no seu projeto dispositivo que obriga a Previdência Social a garantir a o pagamento de um auxílio por exposição, de natureza indenizatória, correspondente a 15% do valor do salário do benefício, que poderá ser inferior ao salário mínimo. Sua ideia inicial era garantir esse pagamento por até 2 anos, mas o relator reduziu esse prazo para 12 meses.

 

Com informações da assessoria de imprensa

 

Artigo anteriorPrefeito de Nova Olinda alerta para fechamento do hospital estadual por falta de recursos  
Próximo artigoPrefeituras agora podem pagar equipes de saúde com recursos de emendas parlamentares