
Manaus (AM) – O verão amazônico, com sua estiagem característica, impulsiona as obras em andamento na BR-319 (Manaus-Porto Velho). A construção de pontes sobre os rios Curuçá e Autaz-Mirim e a pavimentação de 20 quilômetros, entre os KMs 198 e 218, estão sendo aceleradas para aproveitar o período de pouca chuva.
Nesta quarta-feira (06/08), o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Orlando Machado, vistoriou as frentes de trabalho.
Construção de pontes – A nova ponte sobre o rio Curuçá, no KM 23, já está 75% concluída, com dois tabuleiros instalados e concretados. Com 150 metros de comprimento, 60 a mais que a estrutura original, a previsão de entrega é em setembro.
Um quilômetro à frente, sobre o rio Autaz Mirim, a obra está em fase inicial. O período de estiagem é crucial para essa etapa, conforme explica o superintendente Orlando Fanaia:
“A gente está fazendo uma programação para que agora, na época da seca, possamos atuar com dois equipamentos na ponte sobre o rio Autaz-Mirim, fazendo a escavação e a concretagem. A ideia é que, com o rio baixando, a gente consiga dar mais ritmo e faça essa entrega até o final do ano”.
A nova estrutura terá 210 metros de comprimento, com um investimento de R$ 30 milhões.
Pavimentação e rachão – Nos 20 quilômetros da BR-319, entre os KMs 198 e 218, a terraplanagem já foi finalizada. A grande novidade para a estação é a aplicação do rachão, uma camada composta por pedras, brita e areia que antecede a pavimentação asfáltica.
“Esse ano agora, chegando a nova vazante, a seca, a ideia é a gente vir com a brita graduada, que praticamente já tem cinco quilômetros colocados, até a sub-base. Aí vem a brita graduada e, na sequência, já vem colocando o asfalto”, explicou Orlando Machado.
O custo total dessa obra é de R$ 145 milhões, com previsão de entrega em 2026.
Planos Futuros – Outros 32 quilômetros (entre os KMs 218 e 250) estão em fase de projeto e licitação, com a expectativa de que o Lote C da rodovia esteja totalmente em obras até 2026.
Da Redação, com informações da assessoria de imprensa