
Manaus (AM) ─ O Amazonas Convention & Visitors Bureau foi oficialmente reativado e retoma seu papel estratégico na atração de negócios e eventos para o Amazonas. Sob a presidência de Orsine Junior, a entidade reforça seu compromisso de conectar o estado a oportunidades nacionais e internacionais, ampliando o turismo de eventos, incentivando novos voos e estimulando a economia local.
O Convention Bureau é uma ferramenta de atração de negócios para o trade turístico, tanto de voos quanto de eventos, além de realizador de ações promocionais, fóruns e debates. “Por essência, ele é uma ponte entre o destino e as pessoas que querem visitá-lo, conhecê-lo e promover eventos aqui”, afirma Orsine Junior, presidente do Amazonas Convention & Visitors Bureau.
Com o apoio do vice-presidente e arquiteto de eventos, Sérgio Santos, a organização vai atuar em parceria com o poder público municipal e estadual – prefeituras e governo do estado, respectivamente, além do setor privado, para captar eventos e promover o Amazonas como destino de relevância nacional e internacional. Segundo Orsine, o impacto econômico pode ser expressivo.
─ A geração de emprego e renda pode ser imensa. A cada R$ 1 investido no turismo, voltam R$ 3. É uma indústria altamente rápida na criação de empregos. Imagine uma convenção médica com 5 mil a 7 mil visitantes no Amazonas: hotéis, transporte, alimentação, camareiras… Toda a cadeia da indústria é movimentada -, reforça Orsine.
Estratégia ─ A reativação da entidade abre caminho para novos escritórios em cidades estratégicas como Manaus, Parintins, Tabatinga e Novo Airão, todas com alto potencial turístico e que necessitam de um suporte especializado para atrair eventos e visitantes.
Com a reativação do Amazonas Convention & Visitors Bureau, o Amazonas reforça sua capacidade de competir no mercado de turismo de eventos, atraindo feiras, convenções e encontros que podem transformar o cenário econômico e consolidar o estado como destino de destaque no Brasil e no mundo.
A entidade também atuará em parceria com outras associações representativas do turismo no Amazonas, como a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV-AM) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-AM). Essa integração visa unir forças para fortalecer o setor e beneficiar toda a cadeia produtiva do turismo no estado.
Sobre o Convention Bureau ─ O Convention Bureau é uma organização sem fins lucrativos que atua como ponte entre um destino turístico e potenciais visitantes, sejam eles turistas de lazer, empresas, realizadores de eventos ou entidades de diferentes setores. Sua função é atrair e captar eventos, feiras, convenções e congressos, além de promover o destino para o mercado nacional e internacional.
No caso do Amazonas Convention & Visitors Bureau, a missão é potencializar a imagem do Amazonas como referência para negócios e turismo, articulando parcerias entre o trade turístico, o poder público e investidores.
Com informações da assessoria de imprensa







