
Manaus (AM) ─ A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) anunciou, nesta quarta-feira (10/09), que prendeu o ex-policial militar, Francisco de Almeida, de 49 anos, condenado a 33 anos, nove meses e 19 dias de reclusão em regime fechado pelo homicídio da enfermeira Viviane Costa de Castro, de 36 anos, ocorrido em maio de 2013.
De acordo com a Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), a prisão aconteceu na rua Peruíbe, bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus, após a divulgação de imagens de Francisco como procurado. Nesta terça-feira (09/09), ele passou a ser monitorado pelos agentes, que obtiveram informações sobre seu paradeiro.
Conforme o delegado Adanor Porto, responsável pelo cumprimento da ordem judicial, a equipe da DEHS vinha conduzindo as investigações de maneira minuciosa para localizar o autor.
─ O crime causou indignação e comoção na sociedade na época, devido à forma brutal e covarde com que a vítima foi assassinada. A ação foi executada a mando do ex-companheiro de Viviane, Alesson Pessoa Mota, de 36 anos, que, na época dos fatos, não aceitava o fim do relacionamento. Além disso, foi constatado que, no ano anterior, em junho de 2012, ela havia sofrido uma tentativa de homicídio com as mesmas características de sua morte -, informou Adanor Porto.
Segundo o delegado, quase um ano depois, em maio de 2013, Alesson encomendou novamente a morte de Viviane e, desta vez, Francisco conseguiu atingir seu objetivo. Ele atirou na vítima à queima-roupa, consumando o assassinato. Foi confirmado que Francisco é apontado em outras investigações como integrante de um grupo criminoso envolvido em crimes de extorsão na capital.
─ Francisco se passava por funcionário público, portando documentos falsos, e extorquia as vítimas. Ele também é apontado como um dos possíveis autores do da tentativa de assassinato do ex-prefeito de Coari, Arnaldo Mitoso. Trata-se de um indivíduo extremamente perigoso, que estava em liberdade. As diligências continuam para localizar Alesson Pessoa Mota, que ainda se encontra foragido -, concluiu o delegado.
Procurado ─ A PC-AM reforça a importância da colaboração na divulgação da imagem de Alesson Pessoa Mota, de 36 anos, condenado a 37 anos, 3 meses e 15 dias de reclusão, em regime fechado, por ser mandante do homicídio da técnica de enfermagem Viviane Costa de Castro. A condenação foi proferida pela 2ª Vara do Tribunal do Júri no dia 9 de julho deste ano.
As denúncias podem ser realizadas de forma anônima pelo número (92) 98118-9535, disque-denúncia da DEHS, ou pelo 181, da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). O sigilo da identidade do informante está garantido.
Procedimentos ─ Francisco de Almeida foi condenado a 33 anos, nove meses e 19 dias de reclusão em regime fechado por homicídio. Ele segue à disposição do Poder Judiciário.
Da Redação, com informações da assessoria de imprensa