Pela segunda vez, Joseias Lopes tem candidatura impugnada por desvio de dinheiro do Fundeb em Nova Olinda

 Ex-prefeito Joseias Lopes e o vice Leandro D'Ávila estão impedidos de concorrer à eleição deste ano ─ FOTO: Internet 

 

 

Manaus (AM) ─ A Justiça Eleitoral do Amazonas impugnou neste domingo (08/09) o registro de candidatura do ex-prefeito de Nova Olinda do Norte, Joseias Lopes (PSD), que tentava concorrer à prefeitura do município nas eleições deste ano pela coligação “União Por Nova Olinda”. E medida foi assinada pelo juiz da 35ª Zona Eleitoral, Mateus Guedes Rios.

 

De acordo com o magistrado, Joseias Lopes está impedido de concorrer à eleição municipal por ter suas contas reprovadas pelos tribunais de Contas do Estado (TCE-AM) e da União (TCU) dos anos de 2012 e 2014, quando foi prefeito da cidade. Ele não teria prestado contas de mais de R$ 121 mil de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fundeb).

 

Essa é a segunda vez que o ex-prefeito de Nova Olinda tenta retornar ao cargo é tem o registro de candidatura barrado pela Justiça Eleitoral. Nas eleições de 2020, a juíza eleitoral, Danielle Augusto Monteiro Fernandes impugnou o registro de candidatura de Joseias Lopes.

 

Além da medida da Justiça Eleitoral, o ex-prefeito de Nova Olinda é alvo de Ação de Improbidade Administrativa e denúncia no Ministério Público Federal (MPF) por suspeitas de desvios de verbas públicas destinadas à execução de objetivos do Programa Nacional de Transporte Escolar (Pnate).

A impugnação de Joseias atende a representação apresentada pela candidata Araci Cunha (MDB), candidata à prefeitura da cidade pela coligação “Pelo Progresso do Povo, o Trabalho Vai Continuar”.

 

Veja a decisão:

 

 

Da Redação

 

Artigo anteriorIncêndio em área de mata revolta moradores no Villa da Barra, na zona Norte
Próximo artigoPaciente passa 10 horas em busca de atendimento médico e volta para casa com dor