
Brasília (DF) – A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta sexta-feira (18/07) uma operação na residência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em Brasília. Agentes cumpriram mandados de busca e apreensão e, durante as diligências, encontraram R$ 14 mil em espécie no local.
A ação foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que também determinou medidas cautelares contra o ex-presidente. A partir de agora, por ordem de Moraes, Jair Bolsonaro terá que usar tornozeleira eletrônica.
A operação ocorre no âmbito de uma investigação da PF sobre a suposta tentativa de golpe de Estado, no dia 8 de janeiro de 2023, da qual Bolsonaro foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
A presença dos policiais na casa do ex-presidente e as medidas restritivas impostas pelo STF marcam um novo capítulo nas investigações que envolvem o ex-presidente.
Outras medidas cautelares determinadas por Moraes são:
- recolhimento domiciliar das 19h às 6h e aos finais de semana;
- está proibido de se comunicar com embaixadores e diplomatas estrangeiros
- não pode se aproximar de embaixadas (em novembro de 2024, Bolsonaro disse ao UOL que era vítima de perseguição e não descartou se refugiar em uma embaixada em caso de prisão decretada ao final do processo penal);
- está proibido de ter contato com outros réus e investigados;
- não pode ter acesso às redes sociais.
A defesa de Bolsonaro ainda não se manifestou oficialmente sobre a operação e as novas determinações judiciais.
Da Redação