Parintins registra apoios para criação do partido “Juntos pela República” no Amazonas    

A legenda é uma das 23 novas agremiações políticas em formação no Brasil - FOTO: Reprodução

 

Manaus (AM) – O juiz da 4ª Zona Eleitoral, Otávio Augusto Ferraro, publicou nesta semana o edital que formaliza o apoiamento de eleitores de Parintins (município distante 369 quilômetros de Manaus) à formação do partido JUNTOS – “Juntos pela República”. A legenda é uma das 23 novas agremiações políticas em formação no Brasil.

A medida é considerada um marco por representar o início da validação territorial da nova sigla no interior do estado, cumprindo rigorosos ritos da Justiça Eleitoral.

Conforme o documento publicado no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) em 29 de janeiro de 2026, o magistrado tornou pública a relação dos primeiros eleitores inscritos na 4ª Zona Eleitoral que assinaram as fichas de apoiamento.

A decisão baseia-se na Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/95) e na Resolução TSE nº 23.571/2018.

Veja a decisão:

Com a publicação, abre-se um prazo estratégico de cinco dias para que qualquer interessado apresente impugnação às assinaturas, garantindo a transparência do processo de formação partidária.

O ineditismo da ação no interior ─ Embora a criação de partidos seja um processo nacional, o registro oficial de lotes de apoiamento em uma zona eleitoral do interior do Amazonas destaca Parintins como um polo de mobilização política para a nova legenda.

O este passo é a fase em que a Justiça Eleitoral confere se quem assinou é, de fato, eleitor regular na zona citada.

Para um partido ser criado no Brasil, ele precisa coletar assinaturas em pelo menos nove estados; a movimentação em Parintins coloca o Amazonas oficialmente no mapa do “Juntos pela República”.

A fase de edital permite que o Ministério Público ou cidadãos fiscalizem a autenticidade das adesões.

Os próximos passos ─ Após o período de 5 dias para contestações, e não havendo irregularidades, as assinaturas são validadas no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O “Juntos pela República” segue na corrida contra o tempo para obter o registro definitivo a tempo de lançar candidaturas em futuros pleitos.

Veja quem são os primeiros apoiadores:

FichadefiliaçãoJuntos_Parintins-AM1

FichadefiliaçãoJuntos_Parintins-AM2

FichadefiliaçãoJuntos_Parintins-AM3

Da Redação

Artigo anteriorJustiça Federal condena Sikêra Jr. por discurso homotransfóbico  
Próximo artigoJecinaldo Sateré assume o Dsei Parintins após exoneração de Mecias Bulete