
Manaus (AM) — Uma operação de segurança de alta prioridade foi deflagrada em Uarini para impedir a evasão em massa da carceragem local. O juiz plantonista do Polo 2, Fábio Lopes Alfaia, autorizou a transferência imediata de 11 detentos da Delegacia de Uarini para outra unidade prisional após o serviço de inteligência das forças de segurança descobrir um plano de fuga que estava prestes a ser executado.
A representação urgente, feita pela autoridade policial, apresentou evidências de que os internos já haviam articulado os detalhes para o rompimento da estrutura da carceragem. Em sua decisão, o magistrado ressaltou que a medida era imperativa para resguardar a ordem pública, proteger a integridade dos agentes policiais e evitar o pânico na população do município.
Para neutralizar a ameaça, foi montado um forte aparato de segurança envolvendo o esforço conjunto de diversas instituições:
Poder Judiciário: Viabilização célere das vagas no município de destino;
Polícia Civil e 3º BPM: Escolta tática durante o transporte;
Diretoria Prisional: Logística de recepção e custódia.
Destino final ─ A transferência realizada nesta semana é uma medida de contenção imediata. Conforme o despacho judicial, o próximo passo do procedimento será o recambiamento definitivo desses 11 internos para presídios na capital, Manaus.
Na capital, os detentos — que incluem presos provisórios e condenados — serão alocados em unidades com maior nível de segurança para o cumprimento de suas penas ou aguardo de julgamento.
A ação reforça a vigilância sobre as carceragens das delegacias do interior do Amazonas, que frequentemente enfrentam pressões estruturais, exigindo respostas rápidas da inteligência policial para evitar fugas e rebeliões.
Da Redação, com informações da assessoria de imprensa







