
Manaus (AM) – Após quatro dias de angústia, Leonardo Neves da Silva, de 43 anos, foi resgatado com vida na tarde desta quinta-feira (22/01). Ele havia desaparecido na última segunda-feira (19/01), na rua Uacari, bairro Cidade de Deus, zona Norte da capital.
Assim que perceberam a ausência do homem, que possui transtornos mentais, os parentes registraram o Boletim de Ocorrência na Delegacia Especializada em Ordem Política e Social (Deops).
A mobilização nas redes sociais e o acionamento célere das autoridades permitiram que as buscas começassem com informações precisas sobre o último local onde ele foi visto.
Leonardo foi localizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) nas densas matas do Museu da Amazônia (Musa), localizado dentro da Reserva Adolpho Ducke, no bairro Cidade de Deus, zona Leste de Manaus.
Veja o vídeo:
O que é a Reserva Adolpho Ducke? ─ Considerada uma das poucas florestas primárias em área urbana no mundo, o Parque Adolpho Ducke é uma reserva de proteção integral com 100 quilômetros quadrados de extensão. Gerida pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), a área é um labirinto de biodiversidade e mata fechada, o que torna qualquer desaparecimento na região extremamente perigoso devido à densidade da vegetação e à presença de fauna silvestre.
A operação de busca ─ Os bombeiros iniciaram a varredura logo cedo nesta quinta-feira (22/01), percorrendo cerca de cinco quilômetros de trilhas e mata virgem. A operação contou com um aparato tecnológico e especializado:
Efetivo: Seis militares e três viaturas.
Tecnologia: Uso de drones para visão aérea da copa das árvores.
K9: Um cão de busca e resgate, fundamental para farejar pistas em solo.
Apesar do susto e dos quatro dias exposto às condições da floresta, a avaliação clínica inicial feita pelos bombeiros constatou que Leonardo não apresentava ferimentos graves. Ele foi entregue à família, apresentando apenas sinais de desidratação e fadiga, necessitando de repouso e alimentação.
Da Redação







