
Manaus (AM) ─ A construção da nova ponte sobre o rio Curuçá, localizada no km 23,1 da BR-319, no município de Careiro da Várzea (a 110 quilômetros de Manaus), avança significativamente, alcançando a marca de 75% de execução. O empreendimento conta com investimento de R$ 27,3 milhões do Governo Federal, e representa um marco crucial para restabelecer a conexão entre Manaus e os municípios da Região Metropolitana, instalados ao longo da rodovia.
A conclusão da obra, prevista para o segundo semestre de 2025, busca cicatrizar a ferida aberta em 28 de setembro de 2022, quando o rompimento da antiga estrutura isolou comunidades e impactou severamente a logística e a economia local.
Os trabalhos, que foram retomados pelas equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em dezembro de 2024, demonstram um esforço para superar as consequências da tragédia. A nova ponte sobre o Curuçá já possui toda a infraestrutura concluída, e 50% da mesoestrutura também foi executada.
Atualmente, as equipes concentram-se no delicado processo de posicionamento das vigas longarinas metálicas sobre os apoios da ponte.
Quando finalizada, a nova travessia terá uma extensão de 150 metros e uma largura de 13 metros, contemplando faixas de rolamento de 4,6 metros cada e acostamentos de 1,5 metro.
Essa nova estrutura promete ser mais robusta e segura, garantindo uma ligação confiável para o tráfego de veículos e o escoamento da produção dos municípios como Careiro da Várzea, Manaquiri e outros que dependem da BR-319 para seu desenvolvimento.
A reconstrução da ponte do Curuçá não é apenas uma obra de engenharia, mas sim um elo essencial para a recuperação econômica e social de uma região duramente afetada pelo isolamento causado pelo rompimento de 2022.
Da Redação, com informações da assessoria de imprensa