Átila Lins garante avanço em saneamento e anuncia antecipação de editais da Funasa para 2026  

O deputado Átila Lins e o presidente da Funasa, Alexandre Ribeiro após reunião de trabalho ─ FOTO: Divulgação  

 

Manaus (AM) – O deputado federal Átila Lins (PSD-AM) cumpriu agenda estratégica nesta segunda-feira (26/01) em audiência com o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Alexandre Ribeiro Motta. O encontro selou o cronograma de investimentos para o Amazonas em 2026, com foco na solução de dois dos maiores gargalos do interior do estado: o acesso à água potável e o esgotamento sanitário.

O grande destaque da audiência foi a liberação para o município de Rio Preto da Eva. Átila Lins garantiu o sinal verde para o projeto de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário da cidade, uma obra orçada em mais de R$ 10 milhões.

Com o aval da Funasa, a prefeita Socorro Nogueira está autorizada a iniciar o processo licitatório para a escolha da empresa executora. “É um investimento que traz dignidade. Além de saúde pública, estamos falando em gerar emprego e renda para a população local através dessas grandes obras”, celebrou o deputado.

Durante a reunião, o presidente da Funasa confirmou uma notícia aguardada pelas prefeituras amazonenses: a antecipação dos editais para o primeiro semestre de 2026.

Entre as prioridades estão as Melhorias Sanitárias Domiciliares (MSD), intervenções diretas que visam reduzir a incidência de doenças de veiculação hídrica através da construção de banheiros e sistemas de tratamento básico nas residências.

Foco na saúde ambiental do interior ─ Átila Lins reforçou que sua atuação junto à Funasa em 2026 será pautada pela inclusão social. Para o parlamentar, garantir o controle da qualidade da água e o tratamento correto dos resíduos é uma questão de sobrevivência para as comunidades do “beiradão” e sedes municipais que ainda sofrem com a precariedade do saneamento.

Da Redação, com informações da assessoria de imprensa

 

Artigo anteriorMPAM denuncia precariedade no Conselho Tutelar de São Sebastião do Uatumã
Próximo artigoTRE-AM mantém condenação a prefeito de Parintins por “derrame de santinhos”