Manaus (AM) ─ O ex-presidente da Câmara de Manaus, Drº Isaac Tayah (DC) e o líder comunitário da zona Leste, Pai Amado (Avante), tem expectativas de assumirem as vagas dos vereadores Professor Fransuá (PV) e Antônio Peixoto (DC), que correm riscos de serem cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AM) nas próximas semanas.
Nesta semana, a Justiça Eleitoral formou maioria a favor da perda dos mandatos dos dois vereadores. Eles são acusados por descumprir, por parte seus partidos, a quota de candidaturas femininas prevista na Lei Eleitoral.
O desembargador do TRE/AM, Ronnie Frank Stones, pediu vistas dos processos, e o julgamento não foi concluído nesta terça-feira (13/06), o que deverá acontecer nas próximas duas semanas.
A favor da cassação dos vereadores Fransuá e Peixoto votaram os desembargadores Fabrício Marques (relator), Kon Tsih Wang, Carla Reis e Marcelo Pires Soares.
Desta forma, o pleno possui, até o momento, maioria para cassar os diplomas dos dois vereadores. Ainda não votaram, o próprio juiz que pediu vista e os desembargadores Victor Liuzzi e Marcelo Vieira.
O médico Isaac Tayah obteve 2.798 votos nas eleições de 2020. Enquanto, Pai Amado 3.965 votos.
Da Redação