Manaus (AM) ─ Subiu para 17 o número de municípios do Amazonas em situação de emergência por conta da estiagem severa que afeta a região nessa época do ano. Segundo levantamento realizado pela Defesa Civil do Estado, as cidades mais atingidas pela baixa das águas se localizam nas Calhas do Alto Solimões, Médio Solimões, Juruá e Purus.
Outros 38 municípios estão em estado de alerta e cinco em atenção. Nesta terça-feira (27/09), o governo do Amazonas informou que a hidrovia do rio Solimões, nos trechos entre os municípios de Tabatinga e Benjamin Constant (a 1.108 e 1.121 quilômetros a oeste de Manaus, respectivamente), e região do Tabocal no rio Amazonas (entre Manaus e Itacoatiara, a 176 quilômetros a leste da capital) vão receber serviço emergencial de dragagem.
Segundo o governador, o rio Solimões está muito assoreado, em razão da severa seca que afeta o Estado. O Governo Federal vai investir R$ 41 milhões nos trabalhos no trecho entre Tabatinga e Benjamin Constant, que abrangem oito quilômetros de extensão, e R$ 100 milhões para os serviços entre Tabocal e rio Amazonas, em 12 quilômetros. A previsão de início é para os próximos dias.
Informativo da Defesa Civil desta quinta-feira (28/09):
Da Redação com informações do portal D24.am.com