Manaus (AM) ─ Policiais da Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon) e agentes do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM), deflagraram na quinta-feira (25/05) a segunda fase da operação Fake Toy, que resultou na apreensão de cerca de 800 brinquedos com indícios de falsificação, em quatro lojas localizadas na zona comercial de Manaus, na zona Sul.
A ação policial tem como objetivo investigar denúncias das marcas The Pinkfong Company, One UK Limited, Disney Enterprises e Marvel Characters, que detém direitos autorais sobre personagens das marcas, sobre falsificação de mercadorias no mercado amazonense.
Durante a operação, foram instaurados quatro Inquéritos Policiais (IPs) para apurar possíveis crimes contra as relações de consumo, contra o registro de marca e por violação de direitos autorais. Os responsáveis pelas lojas também foram notificados.
O Procon também lavrará Auto de Constatação e tomará as providências cabíveis dentro das suas atribuições. Todo o material apreendido será encaminhado ao Instituto de Criminalística (IC) para a realização de perícia, a fim de constatar a contrafação.
Da Redação com informações da assessoria de imprensa