Manaus (AM) – O governador do Amazonas, Wilson Lima (UB) aparece em 24º lugar em popularidade, entre todos os governadores que tentam a reeleição, de acordo com levantamento publicado no UOL, neste domingo (04/09) com base em pesquisas do Ipec, com saldo negativo de pontos (31% de positivo e 35% de negativo).
Na média, os 27 governadores avalidados têm saldo positivo de 17 pontos percentuais (38% de ótimo/bom contra 21% de ruim/péssimo) e 22 deles têm saldo positivo. Em média, os governadores candidatos à reeleição têm 39% de intenção de voto. Wilson Lima tem apenas 30%, mesmo tendo administrado os maiores orçamentos anuais da história do Amazonas.
A pesquisa do Ipec no último dia 22/08 pela Rede Amazônica aponta que 35% dos eleitores do Amazonas consideram o governo de Wilson Lima ruim ou péssimo. Segundo o levantamento, só 31% aprovam a gestão do governador; 31% também consideram o governo regular; e 3% dos entrevistados não sabem ou não responderam.
A maioria dos governadores que comandaram seus estados durante a pandemia lidera as corridas eleitorais nos seus estados. Wilson Lima não consegue avançar e empata em 30% das intenções de voto com Amazonino Mendes, que ainda não iniciou sua campanha no interior do Estado.
Dos 27 governadores, 22 têm saldo positivo de popularidade, uma está no zero a zero e só quatro têm saldo negativo, como Wilson Lima.
O governador mais bem avaliado do Brasil, segundo o Ipec, é Helder Barbalho (MDB), do Pará, com 44 pontos de saldo positivo: 55% de ótimo/bom e 11% de ruim/péssimo. Helder é o candidato à reeleição que lidera com mais folga a corrida eleitoral para governos estaduais, com 65% das intenções de voto.
Ex-ministro dos governos de Dilma Rousseff (Pesca) e de Michel Temer (Integração Nacional), Helder é oriundo do clã político dominante do Pará. É filho do senador Jader Barbalho (ex- governador e ex-ministro do governo Sarney) e da seis vezes deputada federal Elcione Barbalho.