
Manaus (AM) ─ A infraestrutura da educação básica em Caapiranga, município a 134 quilômetros de Manaus, passará por uma significativa transformação ainda em 2025. A iniciativa vai proporcionar um ambiente de aprendizado mais adequado e moderno para os estudantes daquela cidade.
A garantia foi dada nesta segunda-feira (29/04) pela presidente do Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Ministério da Educação (MEC), Fernanda Pacobahyba em reunião de trabalho com o deputado federal Átila Lins (PSD/AM) e o prefeito de Caapiranga, Matulinho Braz, em Brasília.
No encontro, o gestor municipal explicou aos técnicos do FNDE as dificuldades enfrentadas pelo município devido a difícil realidade de custo das obras na rede educacional para o interior dentro do Plano de Ações Articuladas (PAR).
O PAR é o sistema utilizado para o planejamento e gestão da política de educação básica, especificamente para a prestação de contas das ações financiadas por este plano.
É uma ferramenta de gestão para os entes federados (estados, municípios e Distrito Federal) para planejar e executar projetos educacionais com recursos do FNDE e do MEC.
─ A partir de agora, com a garantia da presidente do FNDE, os estudantes caapiranguenses vão contar com uma melhoria na infraestrutura educacional, com novas escolas e a retomada de obras paradas -. Comemorou Átila Lins.
A expectativa é que as novas instalações e a conclusão das obras tragam um impacto positivo na qualidade do ensino e no bem-estar da comunidade escolar de Caapiranga.
O encontro também contou com a presença do ex-prefeito da cidade e secretário de governo, Tico Braz e do controlador-geral do município, Sabá Andrade.
Da Redação