Eirunepé adere ao programa Cidade Empreendedora do Sebrae Amazonas  

Prefeita Áurea Marques assinou a adesão ao programa no dia 22 de janeiro ─ FOTO: Divulgação

 

 

Manaus (AM) ─ Cumprindo uma de suas principais promessas de campanha, o incentivo à geração de empresa e renda, a prefeita de Eirunepé, Professora Áurea Marques (MDB) assinou o termo de interesse para executar o programa Cidade Empreendedora, que será desenvolvido pelo Sebrae Amazonas no município, distante 1.150 quilômetros de Manaus.

 

O programa executa ações específicas focadas no fomento ao empreendedorismo e à inclusão, com o objetivo de gerar emprego, renda e novas oportunidades nos municípios.

 

Com um forte potencial empreendedor, Eirunepé possui cerca de 3,5 mil pequenos negócios, segundo dados do Data Sebrae (2024), e uma população de 33.170 habitantes, conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2022).

 

Para a prefeita Áurea Marques, o programa é uma oportunidade de promover geração de emprego, renda e fortalecimento da economia local.

 

─ A assinatura deste termo de interesse representa um grande passo para impulsionarmos o desenvolvimento econômico e social de nossa cidade. Sabemos que, ao fortalecer os pequenos negócios, promovemos mais emprego, renda e qualidade de vida para a nossa população. Estou confiante de que, com essa parceria, vamos construir uma Eirunepé ainda mais desenvolvida, onde as oportunidades sejam acessíveis a todos -, destaca a prefeita

 

No Amazonas, Cidade Empreendedora já beneficiou mais de 20 mil pessoas em 20 municípios durante o ciclo 2023 e 2024, com a execução de mais de 900 ações em 10 eixos estratégicos.

 

As iniciativas estão alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Vinte e seis prefeituras municipais assinaram ao termo de interesse para executar o Cidade Empreendedora no ciclo de 2025 e 2026.

 

Além de Eirunepé, municípios como Barcelos, Novo Airão, Alvarães, Tefé, Boa Vista do Ramos, Maués, Barreirinha, Silves, Parintins, Benjamin Constant, Rio Preto da Eva, Atalaia do Norte, Amaturá, Nova Olinda, Apuí, Ipixuna, Humaitá, Nhamundá, Manicoré, Careiro da Várzea, Beruri, Fonte Boa, Carauari, Coari e Jutaí também manifestaram interesse em executar o programa.

 

Eixos estratégicos ─ Para o gerente da Unidade de Empreendedorismo no Interior (UEI) do Sebrae-AM, Luan Menezes, a implementação do programa é essencial tanto para a criação de políticas públicas quanto para o fortalecimento do desenvolvimento social e econômico nos municípios.

 

Os eixos estratégicos são: Gestão e Políticas Públicas; Lideranças Locais e Governança; Simplificação; Sala do Empreendedor; Compras Públicas e Acesso à Crédito; Empreendedorismo; Inclusão, Identidade, Vocações e Mercado; Inovação; e Resiliência Climática e Sustentabilidade.

 

Já as ODS correspondentes incluem: Trabalho decente e crescimento econômico; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Parcerias e Meios de Implementação; Indústria, Inovação e Infraestrutura; Fome Zero e Agricultura Sustentável; Educação de Qualidade; Erradicação da Pobreza; Consumo e Produção Responsáveis; Água Potável e Saneamento; Energia Limpa e Acessível; Consumo e Produção Responsáveis; Ação Contra a Mudança Global do Clima; e Vida Terrestre.

 

Da Redação com informações da assessoria de imprensa

Artigo anteriorForça Aérea Brasileia e PF impedem entrada de 500 quilos de drogas do Peru no Amazonas    
Próximo artigoIndígenas são retirados de área de invasão no bairro Tarumã