Deputado Sinésio volta a defender criação de novos municípios no Amazonas

Sinésio Campos diz que o Amazonas tem sido prejudicado por ter poucos municípios ─ FOTO: Divulgação 

 

 

Manaus (AM) ─ O deputado Sinésio Campos (PT) voltou a pedir apoio da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) para criação, fusão e desmembramento de municípios. O parlamentar convidou representantes da Federação das Associações de Desenvolvimento Distrital Emancipalista do Amazonas (Faddeam), oriundos de várias localidades que buscam autonomia.

 

O deputado é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Criação de Novos Municípios criada em 2023. Nesta quinta-feira (14/03), ele afirmou que defenderá o tema em fóruns de debate amplos, como as reuniões do Parlamento Amazônico e a Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).

 

“Sinésio lembra que após a Constituição de 1988 diversas prerrogativas que os parlamentos estaduais tinham foram transferidas ao Congresso Nacional. A competência para a criação, fusão e desmembramento de municípios foi uma delas. O Amazonas acabou sendo prejudicado, porque temos o maior estado em área, uma grande população, mas um número pequeno de municípios”, afirmou o parlamentar.

 

O presidente da Faddeam, Reinaldo Serrão, representou os distritos, e discursou sobre a importância da aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que tramita no Congresso Nacional e, se aprovada, vai devolver às Assembleias Legislativas a capacidade de regulamentar novos municípios.

 

─ Hoje são 14 localidades com o estudo de viabilidade concluídos. Temos localidades como Vila Amazônia, em Parintins, Itapeaçu, em Urucurituba e Novo Remanso, em Itacoatiara que cumprem todos os requisitos para se tornarem autônomos, mas aguardam a aprovação da PEC para que esses pedidos possam tramitar na Aleam -, disse.

 

No dia 16 de abril acontece evento, em Brasília, para discutir a questão. O Encontro Nacional pela Emancipação reunirá entidades de todo o país que apoiam a criação de novos municípios para defender a aprovação da PEC, que devolverá a competência da matéria às Assembleias.

 

 

Com informações da assessoria de imprensa

 

 

Artigo anteriorLiminar mantém vereador Peixoto no cargo até análise de recurso contra cassação
Próximo artigoESCÂNDALO | Homem recebe maços de dinheiro de servidora da Semcom para pagar site de notícias