Manaus (AM) – Depois de passar o primeiro turno escondendo o nome de Jair Bolsonaro (PL) da sua campanha à reeleição e “trair” Alfredo Menezes, candidato ao Senado, o governador Wilson Lima (UB) anunciou, nesta quinta-feira, 7 de outubro, apoio à reeleição do presidente da República.
O anúncio aconteceu em Brasília, menos de uma semana do fim do primeiro turno. Durante toda a campanha, Lima evitou o nome de Bolsonaro nas suas peças publicitárias de eleição e evitou pedir votos ao presidenciável, além de apoiar a reeleição do senador Omar Aziz (PSD), um dos principais adversários do presidente e de Menezes no Amazonas.
Para tentar se manter no cargo, o governador também “joga” fora das quatro linhas com uma ala do PT no Amazonas, que tem como candidato à presidência o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Lula disputa o segundo turno do Bolsonaro com vantagens nas pesquisas eleitorais. O petista reafirmou seu apoio à candidatura do senador Eduardo Braga (MDB), que disputa o governo estadual com o atual governador.
Menezes foi derrotado por Omar no último dia 2 de outubro. Bolsonaro não teve bom desempenho no interior. Especialistas disseram que, se o governador tivesse “abraçado” a campanha do ex-superintendente da Suframa e do presidente no interior, o senador do PSD não teria sido reeleito.