
Manaus (AM) ─ Em um vídeo gravado na manhã desta terça-feira (30/09), a vereadora de Boba, Elizabeth Maciel, a “Betinha”, do partido Republicanos, pediu desculpas à sociedade amazonense pelo pronunciamento que fez um dia antes no plenário da Câmara do município, defendendo a violência contra a mulher.
De acordo com ela, “a fala foi infeliz” e vai servir para uma reflexão ampla daqui pra frente.
─ Reconheço que me manifestar em plenário utilizei uma expressão totalmente inadequada e que não corresponde ao que penso e nem ao que desejo transmitir. De forma alguma foi minha intenção justificar ou naturalizar qualquer forma de violência. Foi extremamente infeliz de maneira como me expressei, e lamento profundamente que minhas palavras possa ter causado ofensas, especialmente à você mulher -, iniciou a vereadora “Betinha” .
Veja o vídeo:
Nesta segunda-feira (29/09), a vereadora do Republicamos fez uma defesa explícita da violência contra a mulher. Em discurso transmitido publicamente, a parlamentar afirmou:
─ Eu aprovo. Eu sou a favor da violência contra a mulher. Sim. Quando o homem bate na mulher, eu aprovo. Mas eu também sou contra. Como mulher, a mulher, também tem mulher que merece apanhar. Olha, tem sim.
O posicionamento causou perplexidade, especialmente por ter sido feita em um espaço institucional e por uma mulher ocupando cargo eletivo.
A Câmara de Boba é composta por 13 vereadores, dos quais quatro são de mulheres. A Casa é presidida pela vereadora Enfermeira Tatiana (União), vítima de misoginia praticada pelo ex-prefeito local Simão Peixoto. O político chegou a ir para penitenciária por causa disso.
O contexto da fala ─ A fala de Elizabeth Maciel aconteceu após uma série de ataques pessoais à postura da colega vereadora Professora Jéssica (DC). No seu discurso, ela a acusou de intimidar funcionários públicos em visitas a repartições.
Ela também saiu em defesa do prefeito Toco Santana (Republicanos), de quem se apresenta como líder de base. O posicionamento era para rebater questionamentos sobre sua atuação no município.
─ Eu já presenciei caso que a mulher se bate em ela mesma para condenar o homem. Eu já presenciei. E o vereador Pedro Paz aqui, ele veio nesta tribuna. O senhor não ofendeu a vereadora Jéssica. Esse é o modo de falar. Todo mundo tem um modo de falar -, disse Betinha, que está no sétimo mandato de vereadora do município.
Da Redação