Manaus (AM) ─ A lenda viva na cultura parintinense, o artista Jair Mendes está internado, há mais de uma semana, no Hospital Jofre Cohen, no município de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus) e o estado de saúde de um dos principais ícones do boi Garantido é muito grave.
Com 82 anos de idade, o “mestre”, como é chamado na Ilha Tupinambarana, enfrenta problemas renais graves e aguarda transferência urgente para Manaus, onde deve realizar tratamento de hemodiálise.
De acordo com o filho do artista, Teco Mendes, o estado de saúde de Jair é considerado grave. Ele já havia sido hospitalizado em julho deste ano com broncopneumonia e, agora, enfrenta complicações que exigem cuidados especializados.
Jair Mendes foi o primeiro artista a colocar movimentos nas alegorias do Festival Folclórico de Parintins e responsável por introduzir os movimentos do boi-bumbá evolução, conhecido como “boi biônico”, em 1978
Ainda segundo o filho, a transferência para Manaus é fundamental para que o artista receba o tratamento necessário e tenha chances de recuperação.
Da Redação