Pesquisador descobre megavazamento de 26 bilhões de registros de dados pessoais

Maioria dos vazamentos pertencentes a clientes da empresa chinesa de jogos e mídia social ─ FOTO: Internet 

 

Brasília (DF) ─ Um banco de dados de 12 TB (terabytes) com 26 bilhões de registros foi encontrado exposto online por pesquisadores de segurança, embora seu conteúdo tenha sido reunido a partir de violações anteriores. A descoberta foi feita pela Cybernews e pelo famoso pesquisador de segurança Bob Diachenko em uma instância disponível publicamente, sem necessidade de autenticação para acesso.

 

Entre os registros vazados estão 1,5 bilhão pertencentes a clientes da empresa chinesa de jogos e mídia social Tencent e 500 milhões do site chinês de microblog Weibo, semelhante ao X (ex-Twitter), ao lado do MySpace (360 milhões), X (281 milhões), LinkedIn (251 milhões), Adobe (153 milhões) e muito mais.

 

Para Diachenko, no entanto, é improvável que quaisquer violações anteriormente não descobertas tenham sido tornadas públicas no vazamento. “Cada violação de dados já relatada ou vendida foi cuidadosamente coletada por um ator desconhecido e deixada em uma instância mal configurada”, esclareceu. Ele também acha provável que haja um número considerável de duplicatas.

 

Embora não esteja claro quantos registros são combinações de senha/e-mail, a descoberta pode provocar uma nova onda de ataques de preenchimento de credenciais. O consultor global de segurança cibernética da ESET, Jake Moore, pede para os usuários se lembrarem das melhores práticas de higiene cibernética para manter as contas seguras.

 

─ Nunca devemos subestimar o que os cibercriminosos podem alcançar com informações tão limitadas. As vítimas precisam estar cientes das consequências do roubo de senhas e fazer as atualizações de segurança necessárias em resposta”, disse ele. “Isso inclui alterar suas senhas, estar alerta a e-mails de phishing após a violação e garantir que todas as contas, afetadas ou não, estejam equipadas com autenticação de dois fatores.

 

 

Com informações do site convergenciadigita.com

Artigo anteriorAvião russo com 65 prisioneiros ucranianos cai sem deixar sobreviventes
Próximo artigoAneel reafirma extinção do contrato da Amazonas Energia e nega revisão tarifária