
Brasília (DF) — O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou nesta terça-feira (02/09) o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de mais sete réus, acusados de participarem de uma tentativa de golpe de Estado para reverter o resultado das eleições de 2022.
O caso, que se tornou a Ação Penal 2668, está sendo analisado pela Primeira Turma da Corte.
A sessão desta manhã, iniciada pelo presidente da turma, ministro Cristiano Zanin, começou com a leitura do relatório pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso. Em seu discurso, Moraes reafirmou que o julgamento seria conduzido de forma imparcial e sem ceder a “pressões internas ou externas”.
A Procuradoria-Geral da República (PGR), representada pelo procurador-geral Paulo Gonet, pede a condenação de Bolsonaro e dos demais réus por crimes como organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado. As penas, se somadas, podem chegar a mais de 40 anos de prisão.
A defesa de Bolsonaro, que não compareceu ao primeiro dia de sessão por não estar bem de saúde, será a próxima a se manifestar. Em seguida, os advogados dos demais réus, incluindo o ex-ajudante de ordens Mauro Cid, farão suas sustentações. A defesa de Cid deve se basear na delação premiada, que, segundo a acusação, foi crucial para a descoberta da trama golpista.
A programação do julgamento prevê cinco datas reservadas até o dia 12 de setembro. As sessões podem ser acompanhadas ao vivo pela TV Justiça e pelo canal oficial do STF no YouTube.
O portal Amazonas365 também irá postar o link para a transmissão em tempo real. Assista:
Da Redação