Presidente do Egito rejeita ideia de Trump de deslocar palestinos de Gaza  

Abdel Fattah al-Sisi afirmou que essa "é uma injustiça da qual não posso participar" - FOTO: REUTERS/Charles Platiau

 

Washington (EUA) ─ O presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sisi, rejeitou a ideia levantada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de realocar os palestinos que vivem na Faixa de Gaza para o Egito e a Jordânia.

 

Trump afirmou na segunda-feira (27/01) que havia falado com Sisi sobre a ideia, mas autoridades egípcias ressaltaram que a ligação não havia ocorrido.

 

Questionado sobre um possível deslocamento de palestinos para o país, Sisi destacou em entrevista coletiva nesta quarta-feira (29) que “relocalizar e deslocar à força o povo palestino de suas terras é uma injustiça da qual não posso participar”.

 

 

O presidente egípcio observou que é “importante para aqueles que ouviam entender que esta região tem uma nação com uma posição clara sobre esta questão”.

 

─ A injustiça histórica infligida aos palestinos, incluindo seu deslocamento e incapacidade de retornar às suas terras, já aconteceu antes. Poderia acontecer de novo? Eu não acredito nisso. Eu digo que se o povo egípcio fosse solicitado a aceitar isso, eles se levantariam e diriam não -, comentou.

 

O que Trump disse sobre deslocamento de palestinos? ─ Anteriormente, Trump havia dito: “Gostaria que o Egito aceitasse pessoas, e gostaria que a Jordânia aceitasse pessoas… Estamos falando de provavelmente um milhão e meio de pessoas, e nós simplesmente limparemos tudo isso”.

 

─ Gostaria que [Sisi] aceitasse alguns deles, nós os ajudamos muito, e tenho certeza de que ele pode nos ajudar, ele é um amigo meu -, pontuou.

 

─ Para ser honesto, é uma parte muito difícil do mundo. Como dizem, é um bairro difícil, mas acho que podemos fazer isso -, ponderou.

 

 

Com informações da CNN Internacional

Artigo anteriorMirante Lúcia Almeida recebe projeto de exposição coletiva    
Próximo artigoPix Automático movimentará mais de R$ 150 bilhões em dois anos