Pressionado pela precariedade na saúde, secretário Anoar Samad pede demissão

Pedido de Anoar foi aceito pelo governador Wilson Lima que enfrenta críticas no sistema de saúde ─ FOTO: Reprodução 

 

Manaus (AM) ─ Pressionado pela falta de materiais básicos, como medicamentos e gazes nas unidades de saúde da capital e do interior, o médico Anoar Samad pediu exoneração do cargo de secretário de Estado da Saúde (SES), na manhã desta terça-feira (19/03), e foi totalmente aceito pelo governador Wilson Lima (União Brasil).

 

Samad é o quinto secretário de Saúde a deixar o cargo no atual governo. Quatro foram exonerados no primeiro mandato de Wilson Lima, dois deles presos em operação da Polícia Federal. Anoar estava comandou a saúde por dos dois anos e nove meses.

 

De acordo com informações apuradas nos bastidores pelo portal amazonas365, o agora ex-secretário estaria sendo bastante pressionado por conta da precariedade no sistema de saúde em Manaus e no interior, onde estariam faltando materiais básicos como medicamente, gazes e esparadrapos

 

Em nota, a SES informou que assume a pasta, a partir de agora, é a enfermeira Nayara Maksoud, profissional de carreira dos quadros da secretaria desde 2005. Ele atuou, entre outros cargos, como secretária executiva adjunta de Política de Saúde entre 2019 e 2022, foi diretora do Hospital Francisca Mendes até julho de 2023 e respondia como coordenadora do Complexo Regulador do Amazonas.

 

Pedido de exoneração:

 

Da Redação

 

Artigo anteriorEx-presidente do Fast, Joaquim Alencar, morre aos 74 anos  
Próximo artigoEmendas de Eduardo Braga reforçam ações da rede de saúde primária em Manaus e no interior