Investigação de roubo milionário de cargas ameaça reeleição de Mário Abrahim em Itacoatiara  

Amaury Ambrósio e Binho Abrahim, ao lado de amigos, no fim de semana, após convenção de Mário Abrahim - FOTO: Internet

 

 

Manaus (AM) ─ A operação Sabre desencadeada nesta quarta-feira (07/08) pela Polícia Civil do Amazonas para investigar o maior roubo de carga de produtos eletroeletrônicos no Amazonas, ameaça comprometer a campanha à reeleição do prefeito de Itacoatiara, Mário Abrahim (Republicanos).

 

Avaliada em mais de R$ 3 milhões todo o material foi roubado de uma embarcação (tipo balsa) por um grupo de “piratas dos rios” no rio Solimões, nas proximidades de Itacoatiara. Ela estava sendo transportada de Manaus para Porto Velho (RO), de onde seguiria em containers para estados do Sul e Sudeste do Brasil.

 

Os equipamentos foram transportados de Itacoatiara para Manaus no caminhão-baú (placas JXH-6E55) dirigido pelo ex-funcionário e amigo pessoal do comerciante Chibly Abrahim Neto, conhecido como “Binho”, irmão do prefeito de Itacoatiara.

O veiculo estava com logomarca da Defesa Civil do município e deveria ser utilizado no atendimento de serviços de assistência às famílias vítimas da seca naquela cidade.

Durante a apreensão do veículo no porto Manaus Moderna, no Centro de Manaus, três pessoas foram presas em flagrante, dentre eles o motorista e proprietário do veículo Amaury Ambrósio da Silva. Ele é amigo pessoal do comerciante Binho Abrahim, irmão do prefeito de Itacoatiara.

 

No fim de semana, Amaury e “Binho” registraram imagens dos dois em uma festa ao lado da candidata a vereadora Nilda Abrahim (pela coligação do prefeito da cidade), esposa de Binho e cunhada de Mário Abrahim.

 

Motorista confessa crime ─ O delegado do 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), Cícero Túlio, que comanda as investigações, disse durante coletiva que Amaury Ambrósio confessou ter contrato ativo com a prefeitura de Itacoatiara, que utilizou o veículo para cometer o crime e não levantar suspeitas das autoridades policiais.

 

─ Não descartamos outras pessoas do mesmo município e de outros envolvidas nesse esquema, que é bastante organizado, já que essa carga roubada foi transferida para duas embarcações e depois, na Região Metropolitana de Manaus, passada para esse caminhão da Defesa Civil -, explicou Cícero Túlio.

 

Durante a operação policial foi apreendida uma submetralhadora calibre 9 milímetros de fabricação artesanal.

 

A polícia investiga a participação de Amaury no roubo, transporte da carga e o envolvimento dele com o irmão do prefeito Mário Abrahim. Ele foi levado para audiência de custódia e continua preso. Outros dois homens foram liberados no fim da tarde.

 

Reeleição ameaçada ─ A operação policial foi o assunto mais comentado em Itacoatiara durante toda esta quarta-feira (07/08). De acordo com lideranças políticas da cidade, a amizade de Binho e Amaury compromete à reeleição do prefeito da cidade.

 

─ Quero ver como ele (Mário Abrahim) vai explicar tudo isso. É uma situação muito séria. Como um caminhão da Defesa Civil de Itacoatiara sai da cidade com produtos roubados sem mesmo o prefeito saber? A população precisa de respostas -, questionou uma moradora de Itacoatiara que pediu anonimato do seu nome com medo de represálias.

 

Até o fechamento desta edição a prefeitura de Itacoatiara e a coordenação da campanha de Mário Abrahim não se manifestaram.

 

Veja o vídeo da apreensão: 

Da Redação

 

Artigo anteriorCandidato a vereador, Clayton Pascarelli cria canal direto com a população  
Próximo artigoProjeto do Amazonas permitirá acesso a consultas com médicos de todo o Brasil