Governo federal vai investir R$ 495 milhões em obras de mobilidade em Manaus

 Capital amazonense é uma das piores em termos de mobilidade urbana no País ─  FOTO: Robervaldo Rocha

 

 

Manaus (AM) ─ O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta terça-feira (12/11), o investimento de mais de R$ 495 milhões para quatro grandes projetos de obras de infraestrutura da malha urbana de Manaus. A capital amazonense tem um dos piores sistemas de trânsito do País, de acordo com pesquisa da empresa de Marketing Digital.

 

Os recursos foram anunciados durante reunião que contou com a participação do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) ─ reeleito na eleição deste ano – e membros da bancada do Amazonas no Congresso Nacional: senadores Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD) e dos deputados federais Saullo Vianna (União Brasil) e Sidney Leite (PSD), e o deputado estadual Sinésio Campos (PT).

 

Manaus teve quatro dos 12 projetos de intervenção na mobilidade urbana aprovados pelo governo federal. As obras devem ser iniciadas partir do segundo semestre de 2025 e, a principal delas, vai interligar a avenida Max Teixeira com a avenida do Futuro, entre os bairros Colônia Santo Antônio, na zona Norte, e Redenção, zona Centro-Oeste.

 

Outros projetos contemplam obras de interligação da avenida Maneca Marques com a Ephigênio Salles, no bairro Parque 10, zona Centro-Sul; melhoria do tráfego no viaduto entre as avenidas Constantino Nery e Darcy Vargas, no bairro Chapada, zona Centro-Sul; e obra do complexo viário da Arena da Amazônia, que dará maior fluidez no trânsito entre o Terminal 1 até a barreira de fiscalização.

 

Lula encaminhou os projetos para a ministra Miriam Belchior (Ministério de Planejamento, Gestão e Orçamento), que vai iniciar as tratativas, a partir de 2025, com a prefeitura de Manaus.

 

A previsão é que no primeiro semestre do próximo ano aconteça a liberação de recursos financeiros, para posterior início da fase de licitação e, no segundo semestre, iniciar a etapa de execução das obras.

 

Habitações ─ O prefeito David Almeida também recebeu sinalização do presidente da República referente à solução de moradia para aproximadamente 4 mil famílias da comunidade Coliseu, na zona Leste. As famílias receberão título definitivo das terras após a área ser repassada pela União para o município.

 

─ O presidente vai assinar uma medida provisória (MP) passando as terras da comunidade Coliseu, na zona Leste, para o município de Manaus. Uma ação, conjuntamente com a Superintendência da Zona Franca de Manaus para que nós possamos fazer a titulação dessas terras. Quase 4.000 famílias serão beneficiadas com registro de imóveis e títulos definitivos -, explicou Almeida.

 

BR-319 ─ O presidente da República, durante a reunião, também informou aos prefeito e aos demais parlamentares do Estado que a recuperação completa da BR-319 vai acontecer, com solução para a questão do licenciamento ambiental, que é o principal entrave para pavimentação completa da rodovia federal.

 

O prefeito confirmou que irá participar da Cúpula do G20, entre os dias 14 e 15 de novembro, no Rio de Janeiro (RJ). Almeida também informou que vai participar da visita a Manaus do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, neste domingo (17/11).

 

Leia também:

► Caminhão carregado com ferro tomba e motorista fica preso às ferragens em Manaus
 Diarista morre em grave acidente de trânsito na estrada da Ponta Negra
► VÍDEO | Carro cai em igarapé durante acidente de trânsito no Alvorada

 

Da Redação com informações da assessoria de imprensa

 

Artigo anteriorCâmara não cumpre cotas raciais e concurso é motivo de ação civil do MP Amazonas
Próximo artigoFlávio Dino mantém suspensão de emendas parlamentares por irregularidades