ESCÂNDALO | Homem recebe maços de dinheiro de servidora da Semcom para pagar site de notícias  

Maços de dinheiro público foram contados no banheiro da prefeitura de Manaus ─ FOTO: Reprodução

 

Manaus (AM) ─ Vídeo divulgado nesta quinta-feira (14/03) pelo site @metrópoles, mostra um homem identificado como motorista do dono do site de notícias Abutre, Elson Santos, recebendo um pacote cheio de maços de dinheiro em espécie de uma servidora da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) na sede da Prefeitura de Manaus no bairro Compensa, zona Oeste.

 

As imagens ganharam repercussão nos principais portais de notícias, redes sociais e grupos de aplicativos de mensagens e foram filmadas pelo homem dentro do banheiro da prefeitura, a poucos metros do gabinete oficial do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), candidato à reeleição neste ano.

 

A gravação expos uma prática recorrente de “Caixa2” na administração municipal estabelecida pelo secretário da Semcom, Israel Conte, para pagamento ilícito (sem Nota Fiscal de Serviço) a donos de sites em Manaus que divulgam notícias positivas da prefeitura e atacam adversários políticos do prefeito.

 

No início deste ano, proprietários de blogs, portais e sites de notícias, que trabalham de forma lícita (com CNPJ) reclamaram publicamente o atraso no pagamento de notas de serviços prestados à Semcom, que acumulava cinco meses.

 

Diante da gravidade denúncia feita pelo site de notícias nacional, o vereador Rodrigo Guedes (Cidadania) publicou em suas redes sociais que vai pedir a prisão do titular da Semcom.

 

 

 

Se dizendo vítima de ataque de O Abutre, o vereador Capitão Carpê criticou a prática do “Caixa2” na sua página no X, antigo Twitter.

 

 

Vereadores cobram esclarecimentos e vão convocar o chefe da Semcom após escândalo. Em nota o presidente da CMM, vereador Caio André (PSC), disse que as cenas exibidas pelo Metrópoles são extremamente preocupantes. “Esse escândalo obriga que os envolvidos prestem esclarecimentos para Manaus e o Brasil”, afirmou em nota à imprensa.

 

Respostas ─ O dono do site O Abutre divulgou que o homem que aparece filmando recebendo o pacote de dinheiro não faz mais parte dos quadros de seus funcionários. Elson Santos disse que vai denunciar o caso à Polícia Civil do Amazonas, e considerou a divulgação das imagens como “uma armação política” em período pré-eleitoral.

 

A prefeitura de Manaus informou que tomou conhecimento do vídeo a partir da solicitação apresentada pelo site Metrópoles, encaminhada para o e-mail institucional. A partir do conteúdo recebido, a Semcom vai iniciar uma apuração para saber em que circunstâncias as imagens foram gravadas.

 

Veja vídeo:

 

Da Redação

 

 

Artigo anteriorDeputado Sinésio volta a defender criação de novos municípios no Amazonas
Próximo artigoBi Garcia se filia ao PSD e amplia oposição ao governador Wilson Lima no maior colégio eleitoral do Amazonas