Eirunepé (AM) ─ A advogada do prefeito de Eirunepé, Raylan Barroso (União Brasil), identificada como Nicolly Cavalcante Menezes (OAB/AM nº 18.025), está literalmente (como diz o adágio popular) tocando o “verdadeiro terror” na campanha eleitoral e tentando desequilibrar as eleições do dia 6 de outubro naquele município, distante 1.105 quilômetros de Manaus.
Desde o início do prazo das atividades políticas nas ruas, ela comanda uma equipe de pessoas ligadas ao prefeito ─ a maioria formada por seguranças pessoais e servidores da prefeitura. Todos os dias eles acompanham as agendas de visitas da candidata do MDB aos moradores, e causam tumultos com xingamentos, assédio e constrangimento político, além de ameaças.
Raylan Barroso não concorre à reeleição este ano. Ele cumpre seu último ano de mandato, e tem a gestão de sete anos e meio reprovada pela população eirunepeense, que reclamam da falta de saneamento básico, água potável e a precariedade nos serviços de saúde e educação. Na cidade, o gestor quer eleger o seu ex-secretário de Obras, Anderson (PT) como seu sucessor.
Nesta quarta-feira (04/08), a advogada Nicolly Cavalcante foi flagrada em vídeos xingando e ameaçando uma das coordenadoras de área da campanha da Professora Áurea. Tudo aconteceu durante uma atividade política de visita aos moradores dos bairros São José e Aparecida, na periferia da cidade.
─ Você é uma fud (…). Eu sou advogada, me processe -, esbravejava Nicolly, que se identifica nas redes sociais como parte da equipe do escritório do renovado advogado Beto Simonetti, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Nacional).
Veja o vídeo:
No bairro São José a Polícia Militar teve que intervir para acalmar os ânimos de moradores revoltados com a situação.
No local a advogada mais uma vez discute com moradores da rua Principal.
Veja o vídeo:
As duas localidades concentram a maior parte das famílias inscritas pela prefeitura de Eirunepé no Programa Bolsa Família. Elas são monitoradas por equipes do prefeito Raylan e são ameadas de terem o auxílio social, que é pago pelo governo federal, cortado.
Força federal ─ A coligação “Eirunepé Para Todos”, que reúne MDB, PSDB, União Brasil, Avante e Progressistas fez um apelo ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AM), desembargador João Simões, para que envie força federal à Eirunepé para garantir atividade de campanha nas ruas.
A atividade de campanha de candidato é garantida pela Lei Eleitoral nº 9.504/97. É durante o período de 16 de agosto a 1º de outubro a oportunidade que cada político tem para conversar e informar aos eleitores seu programa de governo para o município.
Veja vídeos apelo Professora Áurea:
O clima político no período eleitoral em Eirunepé promete esquentar ainda mais nas últimas semanas, reta final das eleições.
Com a palavra a Justiça Eleitoral do Amazonas.
Da Redação