
Manaus (AM) ─ Policiais da Companhia de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) apreenderam nesta sexta-feira (24/01), rio Solimões, próximo a Manacapuru (município da Região Metropolitana de Manaus, distante 87 quilômetros da capital), quase 1,4 tonelada de entorpecentes, três fuzis e mais de 1 mil munições.
O material apreendido foi encaminhado para a sede da Polícia Federal, no bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste.
Em 2024, a Polícia Militar apreendeu 43 toneladas de entorpecentes. Neste mês, em Tabatinga (município distante 1.100 quilômetros de Manaus), a PM apreendeu aproximadamente 500 quilos de maconha tipo skunk e outros 75 quilômetros dentro de uma embarcação que chegava à Manaus, por meio do Batalhão Ambiental com a Companhia de Cães.
De acordo com o subcomandante-geral da PMAM, coronel PM Thiago Balbi, as apreensão são fruto do esforço que a corporação realiza em parceria todos os órgãos da Segurança Pública, que envolve a Secretaria de Segurança, Secretaria de Inteligência, Polícia Federal e a Polícia Civil.
O comandante do Comando de Policiamento Especializado (CPE), coronel PM Alysson Lima disse que, no momento da apreensão, homens, fortemente armados, efetuaram disparos de fuzil contra os policiais militares e federais. Segundo ele, houve uma intensa troca de tiros e a embarcação dos suspeitos começou a incendiar e eles se jogaram no rio, fugiram, e deixaram a embarcação pegando fogo.
─ Quando os policiais se aproximaram pegaram um pouco das drogas, o armamento, mas não conseguiu salvar a embarcação, que afundou. E quando ela afundou, eles aguardaram um pouco mais, e as drogas, que foi o skunk, começaram a boiar. Eles tentaram encontrar os suspeitos, mas a noite, o rio, a selva, é difícil. As drogas e o armamento foram resgatados”, detalhou o comandante do CPE.
Denúncia ─ A Polícia Militar do Amazonas orienta a população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.
Com informações da assessoria de imprensa