Manaus (AM) ─ A Justiça do Amazonas manteve, nesta quinta-feira (08/08), a prisão do motorista do caminhão da Defesa Civil de Itacoatiara, Amaury Custódio da Silva, 37 anos, homem de confiança do comerciante Chibly Abrahim Neto, irmão do prefeito de Itacoatiara, Mário Abrahim (Republicanos), candidato à reeleição este ano.
Ele foi preso em flagrante nesta quarta-feira (07/08) na operação do 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP) suspeito de integrar um grupo de “piratas dos rios”, responsável pelo roubo milionário de equipamentos eletrônicos no rio Solimões, avaliado em mais de R$ 2 milhões.
Amaury é o proprietário e dirigia o caminhão com logotipo da Defesa Civil que transportou de Itacoatiara centenas de monitores roubados de uma transportadora em frente ao município, distante 265 quilômetros na Região Metropolitana de Manaus.
O motorista publicou nas suas redes sociais fotos ao lado do prefeito Mário Abrahim e do comerciante Chibly Abrahim. As imagens foram registradas horas após a convenção que homologou a candidatura do prefeito de Itacoatiara à reeleição.
Depois da prisão do motorista, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Itacoatiara chamou professores para retirar monitores e impressoras distribuídas pela prefeitura no início de maio deste ano às unidades educacionais. Imagens registradas por moradores da cidade mostram equipamentos sendo levados em motocicletas.
Além dele a Polícia Civil prendeu o ajudante Victor Nascimento de Souza, 30 anos, que também teve a prisão convertida em temporária e foi transferido para o Centro de Detenção Provisório Masculino (CPDM), no quilômetro 8 da BR-174 (Manaus-Boa Vista).
Um simulacro de metralhadora e um adolescente de 17 anos, foram apreendidos durante a operação. O rapaz foi liberado em audiência de custódia.
Da Redação