
Manaus (AM) ─ Em um evento que reuniu mais de mil lideranças políticas, religiosas e comunitárias, os senadores Omar Aziz (PSD), Eduardo Braga (MDB) e o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) lançaram, nesta sexta-feira (24/04), no Clube da OAB-AM, o movimento “Amazonas Forte de Novo”, sinalizando uma união suprapartidária para impulsionar o desenvolvimento do Estado.
A grande mobilização política é a primeira desde o encontro partidário chave promovido, no final do ano passado, e surge como resposta à estagnação da atual administração estadual, que em sete anos não construiu nenhuma unidade de saúde ou escola, e negligenciou a crescente pobreza, colocando o Amazonas como o terceiro estado mais pobre do Brasil, logo após o Maranhão.
O Amazonas Forte de Novo tem como principal objetivo à indicação do nome do senador Omar Aziz para o governo do Estado nas eleições do próximo ano. A construção de um palanque político forte, de acordo com informações apuradas no evento, conta com o apoio incondicional do presidente Lula, pré-candidato à reeleição, do prefeito de Manaus, do senador Eduardo e prefeitos do interior.
Com orçamentos estaduais que não refletem melhorias substanciais em infraestrutura, saúde e educação, o movimento político busca revitalizar o Estado, priorizando projetos estruturantes como a integração regional, diversificação econômica e investimentos em áreas cruciais como saúde, educação e a segurança pública.
Na sua fala, Omar Aziz enfatizou a necessidade de retomar o ritmo de desenvolvimento do passado, enquanto David Almeida destacou a importância da união para o progresso do Amazonas, prometendo trabalhar para resgatar a dignidade do povo amazonense, citando os exemplos de projetos sociais importantes como o Minha Casa, Minha Vida.
O senador Eduardo Braga afirmou que o movimento pretende colocar o Amazonas acima de qualquer interesse individual ou pessoal, independente das bandeiras partidárias. “O povo amazonense precisa de um chamamento público para que o Amazonas volte a ser forte de novo, independentemente de partido”, afirmou.
─ Aqui, tem gente de todos os partidos porque o nosso partido, de verdade, é o Amazonas, é o povo do Amazonas. A nossa ideologia não é ser de esquerda, não é ser de direita. É ser, acima de tudo, a favor do homem e da mulher amazonense”, disse o senador, relator da segunda etapa da reforma tributária no Congresso.
Avaliação profunda ─ Apesar dos esforços e investimentos pontuais divulgados pelo governo estadual nas áreas de saúde, educação e segurança pública, a realidade social e os indicadores de pobreza e violência no Amazonas apontam para a necessidade de uma avaliação mais aprofundada sobre a efetividade e a abrangência dessas ações.
O lançamento do movimento “Amazonas Forte de Novo”, com a união de importantes lideranças políticas, reflete uma preocupação com a atual situação do Estado e a busca por uma nova direção que priorize o desenvolvimento social e a melhoria da qualidade de vida para toda a população amazonense.
O evento reuniu 62 prefeitos amazonenses, incluindo da capital David Almeida, ex-prefeitos, além de deputados federais, estaduais e vereadores de Manaus e interior, grupo demonstrou força e convocou a união de diferentes bandeiras políticas.
Da Redação