Prefeitura de Santo Antônio do Içá intensifica campanha contra a dengue com mutirão nos bairros

As ações ocorrem em todos os bairros com retiradas de lixos e limpezas de quintais ─ FOTO: Divulgação

 

Manaus (AM) ─ Em Santo Antônio do Içá, município a 879 quilômetros de Manaus, a prefeitura da cidade intensificou, nesta semana, a campanha “Todos Contra a Dengue” com uma força tarefa envolvendo todas as secretarias municipais, que percorre os bairros promovendo ações de limpeza, retiradas de entulhos, além de orientações educativas aos moradores.

 

O trabalho teve início na última segunda-feira (27/01), e contou com a presença do prefeito Walder Ribeiro da Costa “Cecéu” (MDB), além de vários representantes das equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria Municipal de Defesa Civil, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Semat), Secretaria Municipal de Obras (Semob), Departamento de Limpeza Pública e Fundação De Vigilância Em Saúde do Amazonas (FVS-AM).

 

─ Essa nossa ação já vem sendo realizada todos os anos durante essa época chuvosa do ano, fazemos um grande mutirão e vamos de casa em casa retirar todos os lixos que possam contribuir com a proliferação do mosquito da Dengue -, declarou Cecéu, prefeito do município.

 

Durante as visitas os agentes entram nas residências e quintais com a autorização dos moradores, e rapidamente buscam algum possível foco de criadouro do Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue e da febre amarela urbana.

 

Mosquito da dengue ─ O Aedes aegypti menor do que os mosquitos comuns, preto com listras brancas no tronco, na cabeça e nas pernas. O macho, como de qualquer espécie, alimenta-se exclusivamente de frutas.

 

Já a fêmea, necessita de sangue para o amadurecimento dos ovos que são depositados separadamente nas paredes internas dos objetos, próximos a superfícies de água limpa, local que lhes oferece melhores condições de sobrevivência.

 

Os ovos não são postos na água, e sim milímetros acima de sua superfície, em recipientes como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas, pratos sob vasos de plantas ou qualquer outro objeto que possa armazenar água da chuva.

 

Por isso, todo cuidado é pouco na questão de evitar locais que acumulem água, quintais sujos etc. Durante as visitas testes rápidos para detectar se há ovos ou larvas nos quintais são realizados pelas equipes, além da retirada de lixos e entulhos feitos pela equipe de limpeza pública.

 

O mutirão termina na próxima terça-feira (04/02) com uma super ação conjunta e apresentação do balanço da força-tarefa a população.

 

 

Com informações da assessoria de imprensa

 

Artigo anteriorPIM registra faturamento recorde de R$ 204 bilhões em 2024
Próximo artigoPrefeitura e o governo do Estado terão que garantir funcionamento da UPA de Itacoatiara