MPAM investiga falta de transparência no portal oficial da prefeitura de Manacapuru

Ação apura irregularidades na divulgação de dados públicos no portal oficial ─ FOTO: Divulgação  

 

Manaus (AM) ─ O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) deu início, nesta quarta-feira (29/01), a um procedimento de investigação para apurar a ausência de informações atualizadas no Portal da Transparência da Prefeitura de Manacapuru, município da Região Metropolitana de Manaus, distante 87 quilômetros da capital.

 

A medida foi adotada pela titular da 3ª Promotoria de Justiça de Manacapuru, Emiliana do Carmo Silva, e tem o objetivo de garantir o cumprimento da legislação que garante a lisura na administração pública.

 

O procedimento tem base na Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011). A omissão dessas informações pode configurar violação da legislação e, eventualmente, ato de improbidade administrativa, nos termos da Lei nº 8.429/1992.

 

Para esclarecer os fatos, o MPAM encaminhou ofício à Prefeitura de Manacapuru, solicitando que a prefeita Valciléia Maciel e a Procuradoria-Geral do município prestem esclarecimentos no prazo de 30 dias.

 

Nesse período, a administração municipal deverá apresentar documentação sobre a atualização do Portal da Transparência, incluindo a divulgação nominal dos servidores e suas respectivas remunerações, além de justificar eventuais falhas na disponibilização das informações obrigatórias.

 

─ A importância do procedimento instaurado se dá em razão do Portal da Transparência ser um veículo que disponibiliza ao cidadão informações sobre a gestão orçamentária, resultados de políticas públicas, balanços gerais, quadro de funcionários, salários, contratos celebrados, procedimentos licitatórios e outras informações relevantes do município em tempo real. Isso permite que a população acompanhe como o dinheiro público está sendo utilizado e ajude a fiscalizar a administração pública -, explicou a promotora Emiliana do Carmo Silva.

 

Após o recebimento da resposta da Prefeitura, o MP analisará as informações prestadas e tomará novas medidas, caso necessário, para garantir o cumprimento da legislação e a transparência na administração pública municipal.

 

Com informações da assessoria de imprensa

 

Artigo anteriorMotorista é assassinato ao sair da missa de sétimo dia do irmão, no bairro Alvorada  
Próximo artigoA prestação de contas: um compromisso sagrado com o contribuinte