
Manaus (AM) ─ A juíza do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), Mara Elisa Andrade votou, nesta quarta-feira (22/01), pela cassação do registro de candidatura do prefeito reeleito de Santa Isabel do Rio Negro, José Ribamar Beleza (União Brasil) e à realização de nova eleição no município, que fica distante 637 quilômetros de Manaus.
Na decisão, a magistrada encontrou irregularidades nas certidões criminais apresentadas por Beleza para comprovar que não tinha antecedentes criminais em seu nome, e concorrer à reeleição dentro da Lei da Fecha Limpa.
O voto favorável da juíza eleitoral pode modificar os entendimentos dos juízes eleitorais Cássio Borges, Airton Gentil, Marcelo Vieira e Fabrício Marques, que votaram favoráveis a elegibilidade do prefeito na última sessão ocorrida no dia 19 de dezembro de 2024.
De acordo com o procurador-geral do TRE-AM, Rafael da Silva Rocha, José Ribamar Beleza foi condenado pela Justiça Federal por desvios de recursos federais na educação, o que resultou na suspensão de seus direitos políticos até 2026.
O julgamento deverá ser retomado nas próximas sessões da Justiça Eleitoral, ainda sem data definida.
José Beleza foi reeleito na eleição do dia 6 de outubro de 2024 com 59% dos votos válidos.
Da Redação