Itamarati, a cidade mais limpa e mais bem administrada do Amazonas  

A “Princesinha do Juruá” se orgulha de ter a melhor infraestrutura, educadores e um serviço de saúde exemplar ─ FOTO: Divulgação 

Itamarati (AM) ─ O Amazonas deve se orgulhar de ter a cidade mais limpa e mais bem administrada. Essa é Itamarati. O município de 10,9 mil habitantes, um dos menos populosos do Estado, fica localizado na Calha do rio Juruá, distante 985 quilômetros de Manaus, e completou 42 anos de fundação no último dia 15 de maio.

A “Princesinha do Juruá”, como é carinhosamente conhecida, Itamarati tornou-se um dos cartões postais amazonenses nos últimos três anos. A cidade se orgulha de ter uma infraestrutura moderna com calçadas sem nenhum buraco nas ruas e avenidas, além de vias sinalizadas, o que garante um sistema de mobilidade urbana invejável.

No funcionalismo público, o município também comemora todos os anos o calendário de pagamento dos servidores em dia, o que garante a geração de renda e o crescimento significativo Produto Interno Bruto (PIB) per capto nos últimos três anos, de acordo com o último Senso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os serviços ofertados na área da saúde garantiram a redução no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A cidade conta com dez profissionais médicos, Unidades Básicas de Saúde (UBS) na sede do município e espalhadas na zona rural, além de uma UBS Fluvial que reforça a retaguarda de atendimentos em todas as áreas ribeirinhas.

 

 

Itamarati é tido como o município de melhor sistema de educação no Amazonas. A cidade atingiu as maiores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nos últimos anos entre os 62 municípios do Estado. Isso porque a prefeitura expandiu a rede educacional para localidades e, hoje, atende 4, 6 ou 8 alunos, o que antes não existia.

No seu quinto mandato, o prefeito de Itamarati, João Campelo (MDB), disse que todas as vitórias do município, na infraestrutura urbana, saúde, educação e o serviço público, foram conquistadas com a ajuda da população e a parceria de emendas de senadores, deputados federais e estaduais.

─ Promovemos uma administração onde o povo é ouvido, é consultado. E parcerias com os membros da bancada federal e deputados estaduais. E o resultado é esse: uma cidade limpa, bem administrada e feliz. Hoje é uma Itamarati melhor para se viver -, destacou Campelo.

Neste ano, Itamarati se organizou para promover as festas de fim de ano diferente. A orla da cidade e a principal praça no entorno da Igreja de São Benedito, ganharam uma decoração especial, com uma arvore de Natal gigante, Casa do Papai Noel, grande trenó, túnel do tempo com muitas luzes e calçadas em forma de mosaico super colorido, que servem de cenários para o registro lindas fotografias.

O local virou o principal ponto de encontro todos os dias de centenas de crianças, jovens e idosos, que mostram o sorriso de satisfação com a administração municipal.

Veja vídeo de Natal do prefeito João Campelo:

Da Redação

 

Artigo anterior“Aparecida Convida” recebe A Grande Família e Unidos do Alvorada neste sábado
Próximo artigoGabinete de Mauro Campbell conquista prêmio por cumprir metas nacionais de julgamento de processos no STJ