DNIT avançam com as obras emergenciais no porto antigo de Itacoatiara  

  Porto antigo recebe serviços de cravação das camisas metálicas no rio Amazonas ─ FOTO: Divulgação    

 

Brasília (DF) ─ O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) avança com as operações da obra emergencial no porto antigo do município de Itacoatiara (distante 265 quilômetros da capital amazonense, na Região Metropolitana de Manaus).

 

De acordo com a assessoria do órgão federal, no momento, está sendo realizado o trabalho de cravação das camisas metálicas, estruturas tubulares de metal utilizadas para dar suporte e estabilizar a fundação da obra. Elas são cravadas no fundo do rio, formando uma base segura e resistente.

 

O serviço está sendo realizado sobre uma balsa, utilizando duas escavadeiras equipadas com martelos hidráulicos para acelerar o processo. Como a execução ocorre sobre a água, é necessário um controle cuidadoso para garantir o nivelamento adequado e evitar que as vibrações prejudiquem o projeto.

 

Este momento é crucial para o progresso da obra, exigindo boa coordenação entre as equipes, os equipamentos e as condições ambientais.

 

A obra emergencial na Instalação Pública de Pequeno Porte (IP4) tem como objetivo restabelecer a segurança do patrimônio público e garantir a integridade das pessoas que utilizam o local. Além disso, busca possibilitar o transporte seguro de cargas e mercadorias entre o porto novo e o antigo.

 

O DNIT continua totalmente empenhado em garantir que a obra seja realizada conforme o planejado, com o objetivo de entregar o porto em pleno funcionamento no menor tempo possível, beneficiando, assim, o estado do Amazonas.

 

 

Com informações da assessoria de imprensa

 

Artigo anteriorExército resgata de naufrágio um grupo de 50 índios do Vale do Javari, em Atalaia do Norte
Próximo artigoMPF pede do governo estadual acolhimento adequado à indígenas na rede de saúde de Manaus