Manaus (AM) ─ O republicano Donald Trump foi eleito, nesta quarta-feira (06/11), o 45º presidente dos Estados Unidos com mais de 267 votos de delegados (51,2% dos eleitores), e no seu primeiro discurso, anunciou duas medidas importantes: o fechamento de fronteiras com o país e cumprir todas as promessas de campanha assim que assumir o mandato, em janeiro de 2025.
Trump venceu a atual vice-presidente Kamala Harris, do partido Democrata, que obteve o apoio de 224 delegados e perdeu nos sete maiores e mais importantes distritos eleitorais, com Pensilvânia e Wisconsin.
Em discurso a centenas de apoiadores em Palm Beach, na Flórida, o presidente eleito afirmou que “essa é a era de ouro dos Estados Unidos”. “Foi o maior movimento político de todos os tempos, e agora vamos chegar a um novo nível de importância, porque vamos ajudar nosso país a se curar. Vamos fechar as nossas fronteiras e fazer todas as mudanças”, disse.
Essa é a segunda eleição vitoriosa de Donald Trump. Ele foi eleito pela primeira vez em 2016 e governou o país até janeiro de 2021, quando perdeu para o atual presidente Joe Baden.
Ele entrou para a história política dos EUA por ser o primeiro presidente eleito condenado pela Justiça e investigado em outras cortes judiciais norte-americanas. Trump conseguiu também um feito inédito com o controle do poder Legislativo, conquistando a maioria no Senado e na Câmara.
Até às 05h40 desta quarta-feira (06/11), horário de Brasília, o republicano obteve 69.410.331 milhões de votos, contra 64.240.637 milhões de votos (47.4%) da republicana.
A The Associated Press (AP), empresa que divulga o resultado das eleições americanas há 178 anos, deve confirmar a eleição de Donald Trump nas próximas horas.
Kamala Harris não fez nenhum discurso oficial sobre a derrota durante a madrugada. Há expectativa de a vice-presidente falar com a imprensa nas próximas horas.
Da Redação