
Manaus (AM) – Na manhã desta quarta-feira (28/5), a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), deflagrou a Operação Caminhos Seguros, com o cumprimento de mandado de busca e apreensão em um imóvel localizado no bairro Centro, zona Sul de Manaus. O local vinha sendo denunciado por suposto favorecimento à prostituição de crianças e adolescentes, além de tráfico de drogas.
A ação policial foi coordenada pela delegada titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), Juliana Tuma, e contou com a participação do delegado-geral da Polícia Civil, Guilherme Torres, além de dezenas de policiais civis, militares e o apoio de funcionários da Amazonas Energia.
Durante a operação, um homem (de nome não informado) foi preso em flagrante por tráfico de entorpecentes dentro de um quarto. Também foram encontradas bebidas alcoólicas e substâncias ilícitas sendo consumidas por menores de idade, o que reforça o cenário de vulnerabilidade social e risco à integridade das crianças e adolescentes frequentadores do local.
A delegada Juliana Tuma explicou que as investigações foram iniciadas após denúncias anônimas e relatos feitos ao Conselho Tutelar, que também participou da operação.
─ Recebemos diversas denúncias indicando que o imóvel funcionava como ponto de tráfico e, pior ainda, como local de aliciamento de crianças e adolescentes para exploração sexual. Essa operação tem como objetivo não apenas reprimir o crime, mas proteger as vítimas e evitar que esse ciclo de violência se perpetue -, destacou.
Segundo Juliana Tuma, os menores identificados no local foram encaminhados ao Conselho Tutelar para os procedimentos de acolhimento e acompanhamento psicológico e social. “É fundamental lembrar que esses adolescentes são vítimas de um sistema que os marginaliza. Nosso papel é garantir proteção e responsabilizar os verdadeiros culpados”, afirmou.
Veja o vídeo:
A operação policial também contou com o apoio da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães), da Polícia Militar. A Polícia Civil segue com as investigações para identificar outros envolvidos e esclarecer a possível existência de uma rede criminosa atuando na região.
A Operação Caminhos Seguros faz parte de um esforço contínuo das autoridades para combater crimes que envolvem a exploração de menores e o tráfico de entorpecentes na capital.
Da Redação