
Manaus (AM) – A capital amazonense se prepara para celebrar uma de suas mais autênticas manifestações culturais: o beiradão. O primeiro Festival do Beiradão do Amazonas acontece entre os dias 19 e 22 de agosto, com uma programação gratuita e diversificada que inclui shows, rodas de conversa, oficinas e exibição de documentários.
O evento, que promete valorizar a cultura dos “beiradeiros”, busca fortalecer o movimento para sua patrimonialização em âmbito nacional.
Com foco em cultura, economia criativa e formação, a primeira edição do festival contará com grandes nomes da música local, como Água Cristalina, Nunes Filho, Márcia Novo, Hadail Mesquita, Alaídenegão, a Orquestra de Beiradão do Amazonas e o DJ Surubim.
Segundo o produtor cultural Paulo Moura, um dos organizadores, o evento vai além do entretenimento. “O Festival do Beiradão, que propõe alegria e essa festa do interior para a capital, também vai gerar política pública. O principal pilar do festival é a patrimonialização do beiradão”, destaca.
A iniciativa visa não apenas a preservação, mas também a renovação do gênero musical através do intercâmbio entre artistas de diferentes gerações.
Programação e patrimônio cultural ─ O festival inicia oficialmente com uma sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) em alusão aos avanços do beiradão como política pública cultural. No dia seguinte, a Mostra de Cinema do Beiradão exibirá documentários sobre o tema na ESAT/UEA, com entrada franca.
Um dos pontos altos da programação é a Oficina de Registro do Beiradão: Inventário Participativo, que acontecerá na ESAT/UEA no dia 21 de agosto. A atividade, com a participação de músicos, pesquisadores e representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), irá debater a elaboração de uma minuta para o documento inicial de patrimonialização.
O grande encerramento será no Largo de São Sebastião, no dia 22 de agosto, com uma grande festa que terá shows, barracas de comidas típicas e artesanato. O evento é patrocinado pelo Manati Lodge e conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
O beiradão já é reconhecido como patrimônio cultural imaterial do estado do Amazonas desde 2023. A Lei estadual nº 6.797, de 22 de março de 2024, também instituiu o Dia Estadual do Beiradão em 3 de outubro.
As duas propostas são do deputado estadual Sinésio Campos, que tem o músico e compositor Hadail Mesquita como representante do movimento na Frente Parlamentar em Defesa da Cultura.
SERVIÇO:
- Lançamento: Quinta-feira, 14 de agosto, às 19h30, no Jápeto Bar e Restaurante (rua Ferreira Pena nº 50, Centro).
- Mostra de Cinema: Dia 20 de agosto, das 8h às 12h, na ESAT/UEA (avenida Leonardo Malcher nº1728, Praça 14).
- Oficina: Dia 21 de agosto, das 9h às 16h, na ESAT/UEA.
- Encerramento com shows: Dia 22 de agosto, das 17h às 22h, no Largo de São Sebastião.
Da Redação, com informações da assessoria de imprensa







