Festival do Beiradão leva tradição do interior ao Largo de São Sebastião  

O cantor Nunes Filho será uma das principais atrações do primei ano do evento ─ FOTO: Divulgação  

 

Manaus (AM) – A capital amazonense se prepara para celebrar uma de suas mais autênticas manifestações culturais: o beiradão. O primeiro Festival do Beiradão do Amazonas acontece entre os dias 19 e 22 de agosto, com uma programação gratuita e diversificada que inclui shows, rodas de conversa, oficinas e exibição de documentários.

O evento, que promete valorizar a cultura dos “beiradeiros”, busca fortalecer o movimento para sua patrimonialização em âmbito nacional.

Com foco em cultura, economia criativa e formação, a primeira edição do festival contará com grandes nomes da música local, como Água Cristalina, Nunes Filho, Márcia Novo, Hadail Mesquita, Alaídenegão, a Orquestra de Beiradão do Amazonas e o DJ Surubim.

Segundo o produtor cultural Paulo Moura, um dos organizadores, o evento vai além do entretenimento. “O Festival do Beiradão, que propõe alegria e essa festa do interior para a capital, também vai gerar política pública. O principal pilar do festival é a patrimonialização do beiradão”, destaca.

A iniciativa visa não apenas a preservação, mas também a renovação do gênero musical através do intercâmbio entre artistas de diferentes gerações.

Programação e patrimônio cultural ─ O festival inicia oficialmente com uma sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) em alusão aos avanços do beiradão como política pública cultural. No dia seguinte, a Mostra de Cinema do Beiradão exibirá documentários sobre o tema na ESAT/UEA, com entrada franca.

Um dos pontos altos da programação é a Oficina de Registro do Beiradão: Inventário Participativo, que acontecerá na ESAT/UEA no dia 21 de agosto. A atividade, com a participação de músicos, pesquisadores e representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), irá debater a elaboração de uma minuta para o documento inicial de patrimonialização.

O grande encerramento será no Largo de São Sebastião, no dia 22 de agosto, com uma grande festa que terá shows, barracas de comidas típicas e artesanato. O evento é patrocinado pelo Manati Lodge e conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

O beiradão já é reconhecido como patrimônio cultural imaterial do estado do Amazonas desde 2023. A Lei estadual nº 6.797, de 22 de março de 2024, também instituiu o Dia Estadual do Beiradão em 3 de outubro.

As duas propostas são do deputado estadual Sinésio Campos, que tem o músico e compositor Hadail Mesquita como representante do movimento na Frente Parlamentar em Defesa da Cultura.

SERVIÇO:

  • Lançamento: Quinta-feira, 14 de agosto, às 19h30, no Jápeto Bar e Restaurante (rua Ferreira Pena nº 50, Centro).
  • Mostra de Cinema: Dia 20 de agosto, das 8h às 12h, na ESAT/UEA (avenida Leonardo Malcher nº1728, Praça 14).
  • Oficina: Dia 21 de agosto, das 9h às 16h, na ESAT/UEA.
  • Encerramento com shows: Dia 22 de agosto, das 17h às 22h, no Largo de São Sebastião.

 

Da Redação, com informações da assessoria de imprensa

Artigo anteriorIpaam apreende madeira transportada sem DOF em Manacapuru
Próximo artigoMP Amazonas investiga falta de fiscalização de mototaxis ilegais