
Brasília (DF) ─ Uma da Diretoria de Infraestrutura Aquaviária (DAQ) do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizou, na última semana, uma vistoria detalhada na Instalação Pública de Pequeno Porto (IP4) do município de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus) para garantir a operação segura durante o 58º Festival de Parintins.
O festival, que atraiu mais de 125 mil turistas em 2024, exige uma intensa movimentação no porto, tornando a organização do embarque e desembarque de passageiros essencial para o sucesso do evento.
A vistoria foi realizada em parceria com representantes da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). No local, foram feitas avaliações e um levantamento das condições da infraestrutura portuária, com o objetivo de garantir que o porto de Parintins esteja plenamente preparado para suportar o grande volume de turistas e oferecer conforto e segurança durante o festival.
O DNIT também participou de uma reunião em Manaus com diversas entidades do Governo Federal, para coordenar as ações relacionadas à operação do festival. O encontro teve como objetivo alinhar a gestão do porto de Parintins, assegurando que o transporte aquaviário durante o evento ocorra de maneira organizada e eficiente.
Além de Parintins, a equipe do DNIT também realizou visitas aos portos dos municípios de Barreirinha e Nhamundá, como parte de um levantamento mais amplo das Instalações Públicas de Pequeno Porte (IP4) no estado do Amazonas.
Da Redação com informações da assessoria de imprensa