Mais de 19 mil processos relativos à violência familiar contra a mulher tramitam no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), sendo 10.315 em Manaus. O número foi destacado nesta terça-feira (08/03) pela coordenadora da Comissão da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do órgão, desembargadora Maria das Graças Pessôa Figueiredo, durante abertura da 20ª Semana Justiça pela Paz em Casa.
A magistrada enfatizou que durante, esta semana, estarão sendo realizadas mais de 1,2 mil audiências de instrução em processos que tratam de violência doméstica e familiar e tramitam nos três Juizados Especializados da capital e também nas comarcas do interior do Estado.
A campanha Justiça pela Paz em Casa foi iniciada em 2015 por iniciativa da ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, e conta com três edições anuais. O grande objetivo é aumentar a efetividade da Lei Maria da Penha, agilizando o andamento de processos sobre a violência de gênero com audiências de julgamento e, também, a atividades de caráter multidisciplinar com ênfase no acolhimento, na orientação e no suporte às partes processuais.
A desembargadora alertou que o enfrentamento e a superação de indicadores tão negativos em relação à violência doméstica exigem a participação de toda a sociedade. Graça Figueiredo ressaltou que o problema existe em todas as classes sociais e muitas vezes se manifesta na forma de violência psicológica.
─ Talvez a pior delas, pois ninguém vê. A pancada aparece, mas a violência psicológica não aparece, e se encontra em todas as classes sociais, infelizmente -, disse a desembargadora.
Com informações da assessoria de imprensa do TJAM