Com o reajuste de 8,86% no preço do litro do óleo diesel autorizado pela Petrobras, o Sindicato das Empresas do Transporte Coletivo (Sinetran) estão solicitando audiência com o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) para cobrar o aumento no preço da tarifa dos atuais R$ 3,80 para R$ 4,00 a partir de junho.
A informação começou a rolar no início desta semana nos bastidores da prefeitura, depois que o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários do Amazonas manteve encontro com o prefeito para tratar do reajuste dos salários de cobradores e motoristas.
O último reajuste na tarifa do transporte coletivo foi autorizado pelo em fevereiro de 2020 pelo então prefeito Arthur Neto (PSDB), hoje pré-candidato ao Senado, por meio do Decreto nº 4.747.
Por parte dos empresários, a reclamação é por conta de prejuízos somados pelos reajustes acumulados no preço do diesel em um ano, que chega a mais de 47%. Já os trabalhadores querem o pagamento dos salários e benefícios sociais em dias, além da equiparação dos vencimentos.